Título
[en] A BIOECOLOGICAL APPROACH TO THE TEACHING PRACTICE OF HIGHER EDUCATION AND BURNOUT SYNDROME
Título
[pt] UM OLHAR BIOECOLÓGICO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR E A SÍNDROME DE BURNOUT
Autor
[pt] MARCOS AURELIO REIS JUNIOR
Vocabulário
[pt] PRATICA DOCENTE
Vocabulário
[pt] SINDROME DE BURNOUT
Vocabulário
[en] TEACHING PRACTICE
Vocabulário
[en] BURNOUT SYNDROME
Resumo
[pt] O objetivo desse estudo foi investigar características sociodemográficas de docentes de ensino superior e as possíveis associações com a síndrome de burnout. Sua fundamentação teórica, apontou como o processo histórico e o método cartesiano influenciam até os dias atuais o modelo educacional. Identificou-se, a partir da revisão bibliográfica, como as ciências humanas se comportam diante do novo paradigma educacional e como podem contribuir para o desenvolvimento da prática docente. O conceito dos componentes da síndrome de burnout foi descrito. O modelo bioecológico do desenvolvimento humano de U. Bronfenbrenner foi utilizado como embasamento teórico, na tentativa de entender e identificar as características do ambiente bioecológico dos docentes e suas implicações para a prática docente. Cento e seis (106) professores do ensino superior público e privado partciparam do estudo, preenchendo o instrumento MBI - Maslach Burnout Inventory por Maslach e Jackson (1978). Os três componentes que estão presentes na síndrome de burnout apresentaram uma concentração significativa de participantes classificados no nível médio/moderado, ou seja, correm o risco em desenvolver sinais e sintomas em relação à síndrome e prejudicar a sua saúde psíquica e sua prática docente. A partir dos resultados foi possível identificar a necessidade de ampliar o debate com mais estudos neste segmento do ensino, com o objetivo de mapear e tratar de forma preventiva os anseios dos professores como política pública de valorização ao magistério.
Resumo
[en] The objective of this study was to investigate sociodemographic characteristics of higher education teachers and the possible associations with burnout syndrome. Its theoretical foundation, pointed out how the historical process and the Cartesian method influence have been approaching this the educational model. It was identified, throug a bibliographic review, how the human sciences have been approaching this new educational paradigm and how they can contribute to the development of the teaching practice. The concept of burnout syndrome components was described. The bioecological model of U. Bronfenbrenner s human development was used as a theoretical basis to understand and identify the characteristics of the bioecological environment of teachers and their possible implications for teaching practice. One hundred and six (106) public and private universites professors participated in the study, completing the MBI - Maslach Burnout Inventory by Maslach and Jackson (1978). The three components that are present in the burnout syndrome showed a significant concentration of participants classified at medium / moderate level, that is, at risk for they are at risk of developing signs and symptoms in relation to the syndrome, which and impair their psychic health and their teaching practice. From the results, it was possible to identify the need to broaden the debate with more studies in this segment of education, with the aim of mapping and treating in a preventive way the professor s psychoological mental health as a public policy of valorization to the teaching profession.
Orientador(es)
LUCIANA FONTES PESSOA
Banca
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO
Banca
LUCIANA FONTES PESSOA
Banca
DANDARA DE OLIVEIRA RAMOS
Catalogação
2017-07-14
Apresentação
2017-03-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30543@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30543@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30543
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF