Título
[pt] A PRIMAVERA ÁRABE E AS REDES SOCIAIS: O USO DAS REDES SOCIAIS NAS MANIFESTAÇÕES DA PRIMAVERA ÁRABE NOS PAÍSES DA TUNÍSIA, EGITO E LÍBIA
Autor
[pt] JAQUELINE ZANDONA BARTKOWIAK
Autor
[pt] THATIANE DE ALMEIDA FONSECA
Autor
[pt] GABRIEL MOTTA MATTOS
Autor
[pt] VITOR HENRIQUE DO CARMO SOUZA
Vocabulário
[pt] EGITO
Vocabulário
[pt] TUNISIA
Vocabulário
[pt] PRIMAVERA ARABE
Vocabulário
[pt] REDE SOCIAL
Vocabulário
[pt] LIBIA
Resumo
[pt] Este estudo trata sobre a Primavera Árabe e as redes sociais, sendo este, um evento em que o Facebook,Twitter, e Youtube, foram uma das principais ferramentas utilizadas para disseminação de informações em um período de reivindicações políticas, econômicas e sociais, dessa forma a pesquisa foca em apenas três países: Tunísia, Egito e Líbia, que foram alguns dos principais Estados que alcançaram visibilidade e destaque no cenário internacional. O tema levantado propõe que, através do uso da internet e das redes sociais foi possível organizar movimentos populares em oposição ao autoritarismo nos Estados em questão, e de forma que foi possível cessar alguns governos ditatoriais que eram supostamente intransigentes. Tal ideia surgiu com a finalidade de entender o anseio reprimido que a população árabe tinha de exonerar ditadores do poder e de que forma elas conseguiram dissipar as informações domésticas para o mundo inteiro através do uso das redes sociais, de forma direta e sem a intervenção das mídias tradicionais. As informações foram coletadas através da análise de conteúdo e o estudo foi feito através de uma análise quantitativa e comparativa. Ao fim, atingindo todos os objetivos propostos, constata-se a relevância e importância do estudo da utilização das redes sociais no período em que ocorreu a Primavera Árabe, uma vez que, a transposição geográfica de tais informações com a utilização de tal ferramenta potencializou a ação dos movimentos políticos, organizados pela sociedade civil, nas manifestações ocorridas.
Catalogação
2017-07-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30432@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.30432
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