Título
[pt] CELPE-BRAS E CELU: POSSÍVEIS INTER-RELAÇÕES LINGUÍSTICAS, INTERCULTURAIS E MULTITERRITORIAIS
Autor
[pt] FERNANDA RICARDO CAMPOS
Autor
[pt] RONALDO TAVARES GOMES
Vocabulário
[pt] AVALIACAO
Vocabulário
[pt] CELU
Vocabulário
[pt] CELPE-BRAS
Vocabulário
[pt] CONSTRUTO
Vocabulário
[pt] PLURILINGUISMO
Resumo
[pt] Este artigo propõe investigar os construtos dos testes de proficiência CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiro - Brasil) e CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso - Argentina), verificando não só as suas convergências e possíveis divergências, mas, sobretudo, as possibilidades de comunicação e compreensão intercultural que ambos os testes possam proporcionar a brasileiros e argentinos. O CELPE-BRAS e o CELU são dois exames de proficiência oficiais, promovidos e realizados por países em um mesmo continente e fronteiriços, cujo construto, formatos e abordagens de avaliação têm uma relação muito próxima. Nesse sentido, é importante saber como se fundamentam esses exames, quais são os seus construtos e como eles se relacionam; assim poderá ser possível estabelecer uma análise comparativa e verificar quais os reflexos que se podem depreender deste estudo, a fim de que se possa conceber, de forma mais contemporânea, uma melhor compreensão desses dois testes de proficiência.
Catalogação
2017-06-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30359@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30359
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