Título
[pt] AMERICANIZAÇÃO NOSSA DE CADA DIA: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autor
[pt] JOSE RAYMUNDO F LINS JUNIOR
Autor
[pt] CASSIANA XIMENES CARNEIRO
Autor
[pt] JITANA APARECIDA BORGES ARANDA
Autor
[pt] JOSE ROBERTO GONCALVES DE ABREU
Autor
[pt] YARA CRISTINA LIMA VIEIRA
Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE
Vocabulário
[pt] PIBID CAPES
Vocabulário
[pt] ENSINO DE INGLES
Resumo
[pt] Este artigo analisa as dificuldades e superações de se realizar projetos interdisciplinares na escola pública brasileira, através de uma experiência desenvolvida por bolsistas do PIBID de três cursos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no ano de 2015. O projeto teve como sede a escola Luis Felipe, localizada no município de Sobral, Ceará, e objetivou discutir o processo de americanização na sociedade sobralense, a partir de aspectos linguísticos e culturais. Tomamos como base os estudos de CAMPANI (2000); EVANGELISTA; COLARES e FERREIRA (2009); CORDIOLLI (2002) e BONATO (2012), que discutem uma educação voltada para o aluno e com ações docentes inovadoras. Como resultado, percebemos que, por mais que encontremos a disposição para elaborar e executar projetos interdisciplinares, a sua efetivação ainda se encontra prejudicada pela formação e pelo currículo fragmentado evidenciado nas escolas.
Catalogação
2017-06-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30334@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30334
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF