Título
[pt] REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DA PROFISSIONALIDADE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: DAS EXIGÊNCIAS FORMAIS À PESSOALIDADE
Autor
[pt] JACQUELINE LIDIANE DE SOUZA PRAIS
Autor
[pt] DANIEL GUERRINI
Autor
[pt] JULIANA IRANI VILLANUEVA DOS REIS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO ESPECIAL
Vocabulário
[pt] PROFISSIONALIDADE
Vocabulário
[pt] TRABALHO DOCENTE
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Resumo
[pt] Este trabalho aborda o papel da escola e do trabalho pedagógico na Educação Especial, destacando o conceito de profissionalidade docente nessa modalidade de ensino. Nessa perspectiva, apresenta e analisa os discursos pedagógicos de professores que atuam na Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial acerca de seu trabalho docente junto aos alunos com deficiência. Para tanto, emprega a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo como metodologia de pesquisa, com aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados empíricos. Dentre os resultados, destaca que, diante da sua prática pedagógica, os professores participantes da pesquisa elencaram aspectos de suas relações privadas como requisitos necessários para atuação nessa modalidade de ensino, o que os distancia das exigências formais da constituição de uma profissionalidade docente. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo temático do trabalho docente na Educação Especial e o trabalho pedagógico na educação de pessoas com deficiência.
Catalogação
2017-06-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30324@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30324
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF