Título
[pt] A SALA DE AULA CRÍTICA: UM NOVO OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO EM CURSOS DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Autor
[pt] ANA LIGIA BARBOSA DE CARVALHO E SILVA
Autor
[pt] LUCIANA AMGARTEN QUITZAU
Vocabulário
[pt] MATERIAL DIDATICO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE LINGUA ADICIONAL
Vocabulário
[pt] SALA DE AULA CRITICA
Resumo
[pt] O objetivo deste estudo é propor uma análise crítica de uma atividade pedagógica sugerida em um livro didático de inglês, amplamente utilizado em salas de aula de inúmeros institutos particulares de idiomas no Brasil. Tal análise busca redirecionar o olhar de professores e alunos quanto ao uso do livro didático, muitas vezes (im)posto como principal, ou única, fonte de recursos pedagógicos. Para guiar nossa análise, propomos a seguinte pergunta: em que medida o conteúdo abordado pelo livro didático é implicitamente permeado por ideologias que se distanciam do contexto da aprendizagem? Baseadas na perspectiva da Pedagogia Crítica Revolucionária, proposta por Scheyerl (2012), que sugere a produção de material de dentro, buscamos identificar como o professor poderá não ser silenciado, adaptando sua prática e suas convicções ao livro didático, na perspectiva de uma sala de aula crítica.
Catalogação
2017-06-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30319@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30319
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF