Título
[pt] EVENTO DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCRITA DO ARTIGO DE OPINIÃO
Autor
[pt] ALINE DE SOUSA NASCIMENTO
Vocabulário
[pt] ARTIGO DE OPINIAO
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO ESCOLAR
Vocabulário
[pt] PRATICAS DE LETRAMENTO
Resumo
[pt] Docentes, mediante práticas de letramento, conduzem o alunado à reflexão, à organização de ideias, e a perceber finalidades na leitura e na escrita. Trabalhamos neste artigo com o conceito de evento de letramento conforme Street (2012) e Kleiman (1995) a partir da análise de artigos de opinião produzidos por discentes do nono ano. O presente trabalho contribui para o debate acerca do letramento escolar, mediante práticas de letramento (STREET, 2012), pois um dos objetivos do ensino de língua portuguesa é ampliar a capacidade de utilizar leitura e escrita do alunado, principalmente no Ensino Fundamental. Escolhemos o gênero discursivo artigo de opinião e justificamos o trabalho com este gênero a partir da leitura de Dolz e Schneuwly (2010), pois textos argumentativos precisam ser trabalhados também no Ensino Fundamental dentro da sala de aula. Acerca da argumentação, baseamo-nos em Fiorin (2015), Cavalcante (2015) e Gonzaga (2016).
Catalogação
2017-06-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30317@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30317
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF