Título
[en] MODELING UNCERTAINTIES AND FLEXIBILITIES IN PPP PROJECTS
Título
[pt] UM MODELO GERAL PARA TOMADA DE DECISÃO SOB INCERTEZA E FLEXIBILIDADE EM PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
Autor
[pt] RAFAEL IGREJAS DA SILVA
Vocabulário
[pt] FLEXIBILIDADE
Vocabulário
[pt] OPCOES COLLAR
Vocabulário
[pt] PARCERIAS PUBLICO PRIVADAS
Vocabulário
[pt] GARANTIA
Vocabulário
[en] FLEXIBILITY
Vocabulário
[en] PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIPS
Vocabulário
[en] GUARANTEE
Resumo
[pt] As flexibilidades observadas em contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para projetos de infraestrutura rodoviária podem também ser compreendidas como opções contratuais. O modelo desenvolvido no presente estudo teve como principal foco o estabelecimento do nível ótimo de garantia governamental a ser ofertada à iniciativa privada em uma concessão de rodovia por PPP, utilizando a teoria de opções reais de forma integrada à métrica de performance Ômega, a qual obteve melhor resposta entre demais métricas VaR e CVaR propostas. Ainda de forma original, o modelo contemplou o apreçamento de garantias de receita mínima, como parte integrante do apreçamento de opções do tipo collar europeia (calls e puts) com caps, integrado ao apreçamento da opção americana de expansão (call) do projeto. O valor presente (VP) do projeto, considerando a opção de expandir a capacidade, foi calculado em 2,73 bilhões de Reais, que comparado ao valor esperado de 2,65 bilhões de Reais sem flexibilidade, representa um aumento de 73 milhões de Reais ao valor do projeto no caso base. O valor presente do projeto com a flexibilidade de expansão (call americana) e com garantia de receita mínima (put europeia) com cap 10 por cento do Capex permite atingir o valor de 3,33 para a medida Ômega, que é muito superior ao valor anterior de 0,996 obtido somente com a modelagem de opções tipo collar.
Resumo
[en] The flexibilities observed in Public-Private Partnership (PPP) contracts for road infrastructure projects can also be taken as contractual options. The model developed in the present study had as main focus the establishments of the optimal level of government guarantee to be provided to private initiative in a PPP highway concession, using real option theory integrated with Omega measure, in which had a better response among other proposed VaR and CVaR metrics. Also in an original way, the model contribute to set a minimum revenue guarantees, as part of the european collar option (call and put), integrated to an expansion american call option. The project s present value (PV), considering an option for capacity expansion, was calculated at BRL 2.73 billion, which compared to the expected value of BRL 2.65 billion without flexibility, represents an increase of BRL 73 million to the value of the project in the base case scenario. The present value of the project with the flexibility of expansion (call) and with a minimum revenue guarantee with cap 10 percent of Capex, allows to reach the value of 3.33 for the Omega measure, which is much higher than the previous value of 0.996, obtained only with the european collar option.
Orientador(es)
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
Coorientador(es)
CARLOS DE LAMARE BASTIAN PINTO
Banca
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
Banca
LEONARDO LIMA GOMES
Banca
MARCUS VINICIUS QUINTELLA CURY
Banca
LUIZ DE MAGALHAES OZORIO
Banca
CARLOS DE LAMARE BASTIAN PINTO
Banca
JAVIER GUTIERREZ CASTRO
Catalogação
2017-06-19
Apresentação
2016-12-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30301@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30301@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30301
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF