Título
[pt] MERCADO CARIOCA DE VINHOS: EXPERIÊNCIA E CONSUMO
Título
[en] WINE S CARIOCA MARKET: EXPERIENCE AND USE
Autor
[pt] LILIANE MARLENE NARDELLI
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] MARKETING DE EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] VINHO
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] EXPERIENTIAL MARKETING
Vocabulário
[en] WINE
Resumo
[pt] Este trabalho tem o objetivo de estudar o papel da experiência no consumo de vinhos no Rio de Janeiro, bem como entender o comportamento do consumidor carioca frente ao vinho. A pesquisa foi de natureza exploratória com a realização de entrevistas individuais em profundidade. O resultado indica que o Rio de Janeiro é um mercado promissor para vinhos, com um consumidor curioso e formador de opinião. Mostrou ainda haver uma forte relação do consumo de vinho com a cultura. Apontou que a cidade tem espaço para crescer no consumo de vinhos brancos e espumantes. A experiência proporcionada pelos eventos em torno do vinho foi tida como única e o marketing de experiência considerado um diferencial.
Resumo
[en] The objective of this study is to investigate of the role of experience in the wine s market in Rio de Janeiro. Therefore, provide a better understanding of the carioca s consumer behavior in relation to wine. The research was exploratory in nature with individuals interviews. The result indicates that Rio is a promising wine market, the consumer is curious about the product. In addition, the study also indicates that the consumption of wine is related to local culture and the market in Rio has a potential to grow, especially in the white and sparkling wine consumption. Moreover, the experience provided by wine events in the city was considered a valid and differential strategy
Orientador(es)
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Catalogação
2017-06-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30260@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30260@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30260
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF