Título
[pt] CONTRIBUIÇÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS PARA MOBILIDADE E SUSTENTABILIDADE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Título
[en] CONTRIBUTION AND PERSPECTIVES OF BIKE SHARING SYSTEMS FOR MOBILITY AND SUSTAINABILITY IN RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] AFFONSO ANDRE MELLO DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[pt] MOBILIDADE E TRANSPORTE
Vocabulário
[pt] BICICLETA
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS
Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE URBANA
Vocabulário
[pt] TRANSPORTE
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE
Vocabulário
[en] MOBILITY AND TRANSPORTATION
Vocabulário
[en] BICYCLE
Vocabulário
[en] URBAN SUSTAINABILITY
Vocabulário
[en] TRANSPORT
Resumo
[pt] O incentivo ao transporte cicloviário vem recebendo crescente atenção nas políticas de transporte como elemento capaz de auxiliar positivamente para a redução do uso do automóvel nas cidades. Entre as diversas ações voltadas para o aumento da participação do transporte cicloviário está a implantação de sistemas de compartilhamento de bicicletas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a contribuição do sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade do Rio de Janeiro, o Bike Rio, para a mobilidade e para sustentabilidade urbana com base nos objetivos associados ao SCB. Esta avaliação se baseou principalmente no resultado de pesquisas realizadas com usuários e em dados sobre o sistema de transportes da cidade, sobre as emissões de gases de efeito estufa no município e sobre o funcionamento do Bike Rio, além da comparação com os sistemas de compartilhamento de bicicletas de Paris, Viena e Barcelona. Os resultados deste trabalho também permitiram verificar os principais fatores capazes de limitar a expansão do modal cicloviário na cidade. Apesar de apresentar perspectivas favoráveis para sua expansão, observou-se que o Bike Rio ainda não é capaz de contribuir de modo relevante para a mobilidade e para sustentabilidade na cidade do Rio de Janeiro.
Resumo
[en] The concept of sustainability, when associated with the urban space, goes beyond the limits of the environmental discourse and also includes economic and social factors related to human activities. In this context, different forms of public transport may play a relevant role. The model of urban development that promotes the use of private automobiles has caused problems to the quality of life of city dwellers. However, there are ways that can help reducing the impact of motor vehicles used by individual drivers. One of them is the promotion of the bicycle as a mean of urban transport. The use of bicycles in an urban centre can be an addition to the existing public transport system by increasing its capacity and limitations and by replacing other existing means of transport for short distances.
Orientador(es)
MARIA FERNANDA RODRIGUES CAMPOS LEMOS
Banca
MARIA FERNANDA RODRIGUES CAMPOS LEMOS
Banca
RODRIGO RINALDI DE MATTOS
Banca
VERENA VICENTINI ANDREATTA
Catalogação
2017-06-05
Apresentação
2014-10-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30229@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30229@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30229
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF