Título
[pt] A INVENÇÃO DO RITMO EM JORGE DE LIMA
Título
[en] THE INVENTION OF RHYTHM IN JORGE DE LIMA
Autor
[pt] MARIA GRACIEMA ACHE DE ANDRADE
Vocabulário
[pt] CATOLICISMO
Vocabulário
[pt] POESIA ORFICA
Vocabulário
[pt] INVENCAO DE ORFEU
Vocabulário
[pt] JORGE DE LIMA
Vocabulário
[pt] MODERNISMO
Vocabulário
[en] CATHOLICISM
Vocabulário
[en] ORPHIC POETRY
Vocabulário
[en] INVENCAO DE ORFEU
Vocabulário
[en] JORGE DE LIMA
Vocabulário
[en] MODERNISM
Resumo
[pt] A Invenção do Ritmo em Jorge de Lima é uma análise da última produção de Jorge de Lima que considera a trajetória do autor dentro do movimento modernista como elemento central para a evolução de sua obra final. A pesquisa detalha a evolução do processo de conversão ao catolicismo e adesão ao modernismo através da leitura de poemas que demonstram um crescente desejo místico. A evolução do sentimento religioso de Lima é observada em paralelo com as pesquisas, diálogos e referências que o poeta busca no campo do experimentalismo vanguardista. Considerando a importância que o poeta dá à revisão da tradição literária brasileira em Invenção de Orfeu, e a identificação de que este faz entre o Brasil e a ilha, a tese demonstra como Jorge de Lima recoloca questões modernistas e retoma a problemática relação entre inovação e tradição. A tese avança sobre uma análise formal do verso na obra na tentativa de detalhar os procedimentos técnicos e efeitos criados pelo poeta em diálogo com o conteúdo. Para finalizar, a tese busca situar a obra em seu caráter órfico e lúdico, conceituado por Giorgio Agamben, como seu viés fértil e definidor da síntese
entre modernismo e tradição.
Resumo
[en] The Invention of Rhythm in Jorge de Lima is an analysis of Jorge de Lima s last book that places the author s trajectory within the Modernist movement as a central element in the evolution of his final work. The research traces the evolution of his process of conversion to Catholicism and adhesion to Modernism through readings of poems that show his growing mystical longing. The growth of Lima s religious feeling is observed in tandem with his researches, dialogues and references in the sphere of avant-garde experimentalism.
Considering the importance he gives to the review of Brazilian literary tradition in Invenção de Orfeu and his identification of Brazil with the image of the island, the dissertation shows how Lima reformulates Modernist issues and takes up the problematic relation between innovation and tradition. It also proposes a formal analysis of Lima s verse in the book, detailing his technical procedures and achieved effects in dialogue with semantic content. Finally, the dissertation attempts to situate the work in terms of its Orphic and playful character, in the light of Giorgio Agamben s concepts, as the fertile and defining aspect of the poem s synthesis of Modernism and tradition.
Orientador(es)
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO
Banca
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO
Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
MARIA JOSE CARDOSO LEMOS
Banca
JOAO CAMILLO BARROS DE OLIVEIRA PENNA
Banca
FABIO RIGATTO DE SOUZA ANDRADE
Catalogação
2017-06-02
Apresentação
2014-10-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30209@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30209@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30209
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF