Título
[en] ALL DAY, EVERY DAY: THE ORDER OF INDEFINITIVE PRONOUNS IN THE WORK OF RUBEM FONSECA AND THE TEACHING OF THESE PRONOUNS IN THE CLASSES OF PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE AND/OR AS A SECOND LANGUAGE
Título
[pt] TODO O DIA, O DIA TODO: A ORDEM DOS PRONOMES INDEFINIDOS NAS OBRAS DE RUBEM FONSECA E SEU ENSINO EM AULAS DE PL2E
Autor
[pt] ELIANA FERNANDES LOURENCO
Vocabulário
[pt] MATERIAL DIDATICO
Vocabulário
[pt] RUBEM FONSECA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE PORTUGUES COMO LINGUA ESTRANGEIRA E OU SEGUNDA LINGUA
Vocabulário
[pt] ORDEM DOS PRONOMES INDEFINIDOS
Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL MATERIAL
Vocabulário
[en] RUBEM FONSECA
Resumo
[pt] O presente trabalho tem como objetivo analisar a ordem dos pronomes indefinidos nas obras de Rubem Fonseca, identificando os casos em que a mudança na ordem dos pronomes na sentença implica na mudança de sentido e, quando a alteração da posição é apenas uma questão de estilo ou de ênfase. O reconhecimento - por parte do estudante estrangeiro - das interferências semânticas que a ordem pode provocar amplia a compreensão e a capacidade de produção da língua em aquisição. Em geral, os materiais didáticos dedicados ao ensino do português como língua estrangeira e/ou como segunda língua não abordam a questão da ordem na frase.
Utilizamos os contos fonsequianos pela predominância da linguagem informal, sendo um interessante gancho para trabalhar a oralidade, já que a fluência em um determinado idioma ultrapassa os conhecimentos estritamente gramáticos, por essa razão, optamos pela Gramática Funcional, como teoria base por melhor atender aos propósitos desta pesquisa.
Resumo
[en] The aim of this research monograph is to analyze the order of indefinite pronouns in the work of Rubem Fonseca, and to identify the instances where a change in the pronoun order in a sentence causes a change in meaning, and where a change in position is only a matter of style or emphasis. The acknowledgment – on the part of a foreign student – of semantic interferences that the word order may provoke helps him or her broaden their comprehension and their production ability in the language being acquired. Gererally, learning materials focused on the teaching of Portuguese as a foreign language and/or as a second language do not handle the subject of word order in a sentence. The short stories of Fonseca are used here in light of their predominance of the informal language, which is an interesting way to approach the study of orality, since fluency in a specific language exceeds a strict knowledge of grammar rules. For this reason, the theory of Functional Grammar has been chosen here as a basis, in order to better meet the purposes of this research.
Orientador(es)
SHEILA MEJLACHOWICZ
Catalogação
2017-06-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30194@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30194@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30194
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF