Título
[en] SEEING BEYOND THE VISIBLE: THE IMAGE OUT OF THE EYES
Título
[pt] VER ALÉM DO VISÍVEL: A IMAGEM FORA DOS OLHOS
Autor
[pt] MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA
Vocabulário
[pt] CULTURA
Vocabulário
[pt] SENTIDO REMANESCENTE
Vocabulário
[pt] CEGUEIRA
Vocabulário
[pt] CONHECIMENTO
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[pt] IMAGEM
Vocabulário
[en] CULTURE
Vocabulário
[en] BLINDNESS
Vocabulário
[en] KNOWLEDGE
Vocabulário
[en] LITERATURE
Vocabulário
[en] IMAGE
Resumo
[pt] A proposição da temática desta tese constitui-se no levantamento da discussão que trouxe à tona a possibilidade real de uma pessoa cega construir imagens mentais. Discutiu-se, pois, a viabilidade da construção dessas imagens a partir das próprias condições de que o indivíduo cego é dotado. Procurou-se demostrar como o corpo com seus sentidos e suas ilimitadas valências, converte-se em instrumental capaz de acionar recursos sensoriais que dão informações, passam dados, concretizam sensações e percepções, formulam conceitos. Sobre o tripé – conhecimento, cultura e artes –, fez-se uma pesquisa que, pela complexidade e abrangência do assunto, exigiu o cruzamento de diferentes disciplinas, de diversas linhas de pensamento, ainda que guardando diferenças pudessem estabelecer um diálogo que levasse a compreensão mais clara ao cerne da proposta feita. Recorreu-se a Zubiri, Bachelard e Durand para compor a base da leitura de três poetas cegas e da escritora Marina Colasanti, apontando a força expressiva das imagens em ambos os casos.
Resumo
[en] The proposition of the theme of this thesis is the discussion collection that highlights the real possibility of a blind person to construct mental images. The possibility of constructing these images was therefore discussed from the very conditions of which the blind individual is endowed. We sought to demonstrate how the body, with its senses and its unlimited valences, becomes an instrument capable of assessing sensory resources which give information, pass data, materialize sensations and perceptions, formulate concepts. On the tripod - knowledge, culture and the arts - a research was made that due to the complexity and comprehensiveness of the subject, required the crossing of different disciplines, of different lines of thought, even if keeping their differences it could establish a dialogue that would lead to understanding clearly the heart of the proposal. Zubiri, Bachelard and Durand were used to compose the basis of the reading of three blind poets and the writer Marina Colasanti, pointing out the expressive force of the images in both cases.
Orientador(es)
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ
Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
MARIA CRISTINA CARDOSO RIBAS
Banca
JOÃO RICARDO MELO FIGUEIREDO
Catalogação
2017-06-01
Apresentação
2017-04-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30174
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF