Título
[pt] A [RE]CONFIGURAÇÃO DO DISCURSO DO SAMBA
Título
[en] THE [RE]CONFIGURING SAMBA SPEECH
Autor
[pt] ANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES
Vocabulário
[pt] CULTURA POPULAR
Vocabulário
[pt] DESFILE
Vocabulário
[pt] ESCOLA DE SAMBA
Vocabulário
[pt] CARNAVAL
Vocabulário
[pt] SAMBA
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA CULTURAL
Vocabulário
[en] POPULAR CULTURE
Vocabulário
[en] SAMBA SCHOOL
Vocabulário
[en] CARNIVAL
Vocabulário
[en] SAMBA
Vocabulário
[en] CULTURAL INDUSTRY
Resumo
[pt] Esta tese consiste em uma análise crítica da reconfiguração do discurso do samba, entendendo a expressão samba não apenas como gênero musical, mas como um evento que reúne o samba enredo, seu par natural na escola de samba, e o produto final desta relação, o desfile. Entendendo tal fenômeno como uma manifestação da cultura popular, este trabalho objetiva analisar as diversas estratégias utilizadas pelo samba a fim de se transformar, mantendo-se hegemônico no cenário cultural brasileiro. Para tanto, esta tese debruça seu olhar sobre alguns elementos e momentos históricos que foram fundamentais para a consolidação do caráter dominante do samba. Em primeiro lugar, busca-se comprovar o espaço de fala do subalterno proporcionado pela força da configuração do samba no espaço cultural brasileiro. No segundo momento, faz-se uma análise das relações existentes entre o samba, o sambista, entendido aqui de forma mais abrangente possível, e a indústria cultural. Por fim, busca-se compreender de que forma se constrói o discurso do samba hoje em dia, que relações são tecidas e de que formas elas são utilizadas para garantir o objetivo fundamental do samba que é permanecer como principal manifestação de cultura popular brasileira.
Resumo
[en] This thesis consists of a review of the reconfiguration of the discourse of samba, samba understand the expression not only as musical genre, but as an event that brings together the samba enredo, her natural pair in the school of samba, the end product of this relationship, the carnival parade. Understanding this phenomenon as a manifestation of popular culture, this work aims to analyze the different strategies used by Samba to become, keeping the hegemonic cultural scene in Brazil. To this end, this thesis focuses its look on some elements and historical moments that were essential for the consolidation of the dominant character of samba. First, it seeks to prove the speech of the subaltern space provided by the force of the samba configuration space of Brazilian culture. In the second moment, it is an analysis of the relationship between samba, sambista, understood more broadly as possible, and cultural industry. Finally, it seeks to understand how speech is constructed of samba nowadays, what relationships are woven and in what ways they are used to ensure the fundamental objective of samba that is to remain as the main manifestation of Brazilian popular culture.
Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
RENATO CORDEIRO GOMES
Banca
ALEXANDRE GRACA FARIA
Banca
FREDERICO AUGUSTO LIBERALLI DE GOES
Banca
STELLA TERESA APONTE CAYMMI
Catalogação
2017-05-30
Apresentação
2012-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30154@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30154
Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF