Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] VISUALIZAÇÃO DO INVISÍVEL: VALORES HUMANOS NO DESIGN DE SISTEMAS DE ECO-FEEDBACK PARA A RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Título
[en] VISUALIZING THE INVISIBLE: HUMAN VALUES IN THE DESIGN OF ECO-FEEDBACK SYSTEM FOR RECYCLING URBAN WASTE

Autor
[pt] LUCIANA MARTINS DA SILVA NUNES

Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIAS PERSUASIVAS

Vocabulário
[pt] ECO-FEEDBACK

Vocabulário
[pt] DESIGN DE INTERACAO PARA A SUSTENTABILIDADE

Vocabulário
[pt] VALORES HUMANOS

Vocabulário
[pt] RECICLAGEM

Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION

Vocabulário
[en] RECYCLING

Resumo
[pt] Lidar com a experiência do usuário no campo do Design de Interação envolve diversos aspectos, muitos deles subjetivos: objetivos, necessidades e, nem sempre de maneira consciente aos olhos do designer ou do usuário, valores humanos. Quando se trata de projetos com foco na sustentabilidade estes valores assumem um papel relevante, pois representam o que consideramos importante na vida e ajudam a guiar ações. Um desses projetos é o eco-feedback, sistemas que visam informar e estimular comportamentos em prol da sustentabilidade. O foco desta pesquisa foi na fase de ideação do design de um sistema de eco-feedback voltado para incentivar a reciclagem de resíduos sólidos urbanos. O tema resíduos sólidos urbanos se consolidou a partir de uma pesquisa exploratória. Na fase descritiva, investigou-se como as informações sobre este assunto poderiam ser apresentadas e transmitidas, visando ajudar no entendimento da população em geral. Imaginava-se que a incorporação consciente de valores associados à sustentabilidade contribuiria positivamente para o desenvolvimento deste projeto. Assim, foram realizadas entrevistas com stakeholders identificados para levantar o entendimento deles sobre reciclagem e quais informações consideravam relevantes para o eco-feedback. Aplicaram-se também questionários para verificar quais valores eram priorizados pelo público e quais se relacionavam com comportamentos ligados à reciclagem. Com base nestes resultados, gerou-se um briefing para uma equipe de designers discutir ideias e rascunhá-las, tendo como foco os valores humanos selecionados. O resultado foi a elaboração de um fluxograma de telas de um dos dispositivos escolhidos, no qual documentaram quais valores estavam trabalhando, comprovando a hipótese da pesquisa.

Resumo
[en] Dealing with user experience within the Interaction Design field involves many subjective aspects: goals, needs and, not always in a conscious way, from the eyes of designers and users, human values. When it is about projects focusing on sustainability, these values assume an important role as they represent things we consider important in life and help to guide actions. One of these projects is ecofeedback, systems developed for informing and engaging sustainable behaviors. This study focuses on the ideation stage of the design of an eco-feedback system for urban waste recycling. This subject emerged from an exploratory research. In the descriptive phase, we investigated how information about urban waste recycling could be presented and conveyed, aiming to improve people s understanding. We believed that a conscious incorporation of human values associated with sustainability would contribute positively to the design of this eco-feedback system. Interviews with identified stakeholders were conducted to know what they understand about recycling and what kind of information they consider important to be part of the system. We applied questionnaires to find out what values were prioritized by the public and what values had more strong relation to recycling behaviors. Based on these results, a briefing for the design team was created. They had to discuss ideas and sketch them, having the selected human values as a starting point. The result was a screen flowchart from the system to be applied in one of the selected devices. They documented which values they worked on, proving the research s hypothesis.

Orientador(es)
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES

Banca
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES

Banca
MARCIA VALLE REAL

Banca
MARCELO FERNANDES PEREIRA

Catalogação
2017-05-29

Apresentação
2017-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30137@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30137@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30137


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
CAPÍTULO 9 PDF
CAPÍTULO 10 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES PDF