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Título
[pt] A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE MACBETH E LADY MACBETH SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL NA PEÇA DE SHAKESPEARE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Autor
[pt] HUGO TAAM DART

Autor
[pt] ODETE FIRMINO ALHADAS SALGADO

Autor
[pt] RENAN SILVA DA PIEDADE

Autor
[pt] AMANDA FIORANI BARRETO

Vocabulário
[pt] MACBETH

Vocabulário
[pt] WILLIAM SHAKESPEARE

Vocabulário
[pt] ANALISE DO DISCURSO LITERARIO

Vocabulário
[pt] LADY MACBETH

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL

Resumo
[pt] Este trabalho tem por objetivo investigar a construção de sentidos no discurso literário de Macbeth e Lady Macbeth na tragédia homônima de William Shakespeare, buscando ressaltar as contribuições da análise para o ensino/aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto, tomamos por base a perspectiva sociossemiótica de linguagem proposta por Halliday e Matthiessen (2004), especialmente a análise dos recursos avaliativos (MARTIN e WHITE, 2005), em interface com a proposta de letramento literário de Cosson (2014). O corpus consiste de trechos avaliativos da obra, na tradução de Manuel Bandeira (1989), com o intuito de proporcionarmos aos aprendizes de LI um processo de ensino/aprendizagem focado não apenas na análise da materialidade linguística, isto é, do texto, como também nas possíveis manifestações literárias da língua em questão. Os resultados indicam que um trabalho desta natureza pode levar o aluno a um letramento literário e linguístico sendo, portanto, um letramento mais amplo.

Catalogação
2017-05-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30123@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30123


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