Título
[pt] A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE MACBETH E LADY MACBETH SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL NA PEÇA DE SHAKESPEARE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Autor
[pt] HUGO TAAM DART
Autor
[pt] ODETE FIRMINO ALHADAS SALGADO
Autor
[pt] RENAN SILVA DA PIEDADE
Autor
[pt] AMANDA FIORANI BARRETO
Vocabulário
[pt] MACBETH
Vocabulário
[pt] WILLIAM SHAKESPEARE
Vocabulário
[pt] ANALISE DO DISCURSO LITERARIO
Vocabulário
[pt] LADY MACBETH
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL
Resumo
[pt] Este trabalho tem por objetivo investigar a construção de sentidos no discurso literário de Macbeth e Lady Macbeth na tragédia homônima de William Shakespeare, buscando ressaltar as contribuições da análise para o ensino/aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto, tomamos por base a perspectiva sociossemiótica de linguagem proposta por Halliday e Matthiessen (2004), especialmente a análise dos recursos avaliativos (MARTIN e WHITE, 2005), em interface com a proposta de letramento literário de Cosson (2014). O corpus consiste de trechos avaliativos da obra, na tradução de Manuel Bandeira (1989), com o intuito de proporcionarmos aos aprendizes de LI um processo de ensino/aprendizagem focado não apenas na análise da materialidade linguística, isto é, do texto, como também nas possíveis manifestações literárias da língua em questão. Os resultados indicam que um trabalho desta natureza pode levar o aluno a um letramento literário e linguístico sendo, portanto, um letramento mais amplo.
Catalogação
2017-05-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30123@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30123
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF