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Título
[pt] O PARADOXO DO AFETO NO (DES)ENSINO DE LITERATURA

Autor
[pt] ODETE FIRMINO ALHADAS SALGADO

Vocabulário
[pt] AFETO

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Resumo
[pt] O objetivo deste artigo é discutir o ensino de literatura, que muitas vezes trata a materialidade do texto de forma superficial, e o afeto que a leitura proporciona a partir de uma perspectiva sociossemiótica de linguagem. Dessa forma, entendendo que a literatura é uma linguagem, procuro trabalhar a ideia de que textos literários também estão acessíveis para análises linguísticas, pois o texto é a própria linguagem em uso (HALLIDAY, 2002 [1964]; 1994). Os significados construídos pelo autor em seu discurso literário estão intimamente ligados ao contexto de produção e circulação da obra, ou seja, o texto só acontece em seu ambiente social. Em relação ao afeto, centro das emoções que expressamos e o centro dos sentimentos institucionalizados (MARTIN e WHITE, 2005), é preciso compreender que o prazer da leitura deve figurar como protagonista no processo de ensino-aprendizagem de literatura e de letramento literário crítico.

Catalogação
2017-05-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30121@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30121


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