Título
[pt] PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO (ABSTRACT) NA SALA DE AULA DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA PROPOSTA DE TAREFA
Autor
[pt] MONICA DA COSTA MONTEIRO DE SOUZA
Vocabulário
[pt] SALA DE AULA
Vocabulário
[pt] RESUMO DE ARTIGO CIENTIFICO
Vocabulário
[pt] INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] ESCOLA DE SYDNEY
Vocabulário
[pt] INGLES PARA FINS ESPECIFICOS - IFE
Vocabulário
[pt] GENEROS DISCURSIVOS DIGITAIS
Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é discutir o uso de gêneros discursivos no contexto de ensino/aprendizagem de inglês para fins específicos (IFE) e apresentar um instrumento de aprendizagem (Souza, 2016) que propõe tarefas com foco na conscientização do gênero resumo acadêmico (abstract). Para tanto, tomamos por base a proposta pedagógica da Escola de Sydney conhecida como ciclo australiano ou A Roda (The Wheel) (Martin, Christie, & Rothery, 1987 apud Christie, 1999; Hammond et al., 1992 apud Paltridge, 2001; Martin, 2000) e a perspectiva teleológica de Martin (1992), que define o gênero como um sistema estruturado em partes, com meios específicos para fins específicos. A partir de um paradigma qualitativo de pesquisa (Denzin e Lincoln, 2006), as análises sugerem que o instrumento de aprendizagem apresentado pode promover a conscientização dos alunos acerca das práticas sociais que constituem o contexto sócio-histórico no qual o inglês para fins específicos é utilizado.
Catalogação
2017-05-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30119@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30119
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF