Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DATA SURVEY AND ANALYSIS OF POSSIBLE APPLICATIONS OF NANOFLUIDS TO AUTOMOTIVE SYSTEMS

Título
[pt] LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES DE NANOFLUIDOS A SISTEMAS AUTOMOTIVOS

Autor
[pt] DANIEL DE LIMA LIERS

Vocabulário
[pt] REFRIGERACAO

Vocabulário
[pt] POTENCIAL DE AQUECIMENTO GLOBAL

Vocabulário
[pt] AR CONDICIONADO

Vocabulário
[pt] NANOTUBO DE CARBONO

Vocabulário
[pt] FLUIDO SECUNDARIO

Vocabulário
[pt] NANOFLUIDO

Vocabulário
[pt] REFRIGERANTE

Vocabulário
[en] REFRIGERATION

Vocabulário
[en] GLOBAL WARMING POTENTIAL

Vocabulário
[en] SECONDAY FLUID

Vocabulário
[en] NANOFLUID

Vocabulário
[en] SOFT DRINK

Resumo
[pt] Atualmente o desenvolvimento e pesquisas envolvendo nanofluidos têm sido cada vez mais estimulado pelas industrias devido às melhoras, significativas, das propriedades termofísicas desses fluidos, tais como a condutividade térmica, difusividade térmica, viscosidade e coeficiente de transferência de calor. A industria automotiva possui grande potencial para a utilização desses nanofluidos, pois há diversos sistemas , como transmissão, arrefecimento, lubrificação, refrigeração, entre outros que ao se utilizar os nanofluidos corretos, podem se beneficiar da alta condutividade térmica oferecida por estes. O objetivo do presente trabalho é o dimensionamento de um sistema de refrigeração com utilização de um fluido secundário, visando viabilizar a utilização do refrigerante HFO-1234yf como alternativa ao fluido R-134a, utilizado atualmente. Essa motivação ocorreu pelo fato da necessidade da substituição dos refrigerantes a base de HFC e HCFC, utilizados atualmente, devido às questões ambientais. Além de utilizar um novo refrigerante, o projeto visa propor uma alternativa inovadora para o fluido secundário, o nanofluido de nanotubos de carbono. O projeto do sistema de refrigeração foi desenvolvido para um veículo tipo van com uma determinada carga térmica de acordo com as condições de operação consideradas.

Resumo
[en] The development and research regarding nanofluids has been more encouraged by the industry due to the significant improvement of the thermo physical properties of these fluids, such as thermal conductivity, thermal diffusivity, viscosity and heat transfer coefficient. The automotive industry has a big potential in using these nanofluids since there are several systems such as transmission, cooling, lubrication and other that can benefit from the high thermal conductivity offered by the accurate selection of the nanofluids. The aim of this paper is scaling a secondary loop air conditioning system to make feasible the use of the HFO-1234yf coolant as an alternative to the fluid R-134a that is currently used. This motivation occurred for the need of substituting the coolant made of HFC and HCFC, which are currently used, due to environmental issues. Besides using a new coolante, the project aims to propose a new and innovative alternative to the secondary fluid, the carbon nanotubes nanofluid. This air conditioning system project was developed to a specific vehicle, a van with a given thermal load according to the operating conditions considered.

Orientador(es)
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE

Catalogação
2017-05-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30098@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30098@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30098


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