Título
[pt] OLHARES TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE PROFESSORES E DE ALUNOS POR UM VIÉS SISTÊMICO-FUNCIONAL
Autor
[pt] ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Autor
[pt] ADRIANA RODRIGUES DE ABREU
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA REFLEXIVA
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL
Resumo
[pt] Este ensaio tem por objetivo apresentar olhares teóricos como forma de contribuir para reflexões acerca de ambientes pedagógicos, principalmente no que tange à construção de identidades de professores e alunos. Construtos de três pressupostos teóricos são postos em interface: teorias de identidade de viés socioconstrucionista, a Linguística Sistêmico-Funcional e o Sistema de Avaliatividade. A reflexão proposta configura-se no desejo de compartilhar entendimentos sobre questões que envolvem os diferentes ambientes pedagógicos, privilegiando-se uma visão holística das ações observadas. Com isso, esperamos olhar para o espaço escolar em seu fazer natural, mediado por relações entre interlocutores reais, que se posicionam a partir de suas próprias experiências e de outros discursos que os constroem enquanto seres unos e de múltiplas identidades.
Catalogação
2017-05-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30084@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30084
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF