Título
[pt] PROFISSÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DO DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE SUA PRÁTICA
Autor
[pt] SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO
Vocabulário
[pt] PROFESSOR
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA
Vocabulário
[pt] SISTEMA DA AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL
Vocabulário
[pt] TRABALHO DOCENTE
Vocabulário
[pt] PRATICA PROFISSIONAL
Resumo
[pt] Esta pesquisa tem por objetivo entender como professores em atuação na educação básica da rede pública constroem sua prática profissional, enfocando as avaliações e posicionamentos que surgem em seus discursos sobre a atividade docente. O estudo está inserido no domínio da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e dos estudos educacionais sobre o trabalho docente (GIROUX, 1997; TARDIF; LESSARD, 2013). Como aporte teórico, utilizo os princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e do Sistema de Avaliatividade (MARTIN, 2001; MARTIN; WHITE, 2005), perspectivas que concebem a linguagem como orientada para o uso e dotada de recursos para que usuários se posicionem ideologicamente. Para tanto, considero os dados gerados em um grupo focal (GATTI, 2012) entre três professores que atuam na educação básica em escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. As análises sugerem um posicionamento afetivo por parte dos participantes diante de sua profissão.
Catalogação
2017-05-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30082@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30082
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF