Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PROFISSÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DO DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE SUA PRÁTICA

Autor
[pt] SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO

Vocabulário
[pt] PROFESSOR

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA

Vocabulário
[pt] SISTEMA DA AVALIATIVIDADE

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL

Vocabulário
[pt] TRABALHO DOCENTE

Vocabulário
[pt] PRATICA PROFISSIONAL

Resumo
[pt] Esta pesquisa tem por objetivo entender como professores em atuação na educação básica da rede pública constroem sua prática profissional, enfocando as avaliações e posicionamentos que surgem em seus discursos sobre a atividade docente. O estudo está inserido no domínio da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e dos estudos educacionais sobre o trabalho docente (GIROUX, 1997; TARDIF; LESSARD, 2013). Como aporte teórico, utilizo os princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e do Sistema de Avaliatividade (MARTIN, 2001; MARTIN; WHITE, 2005), perspectivas que concebem a linguagem como orientada para o uso e dotada de recursos para que usuários se posicionem ideologicamente. Para tanto, considero os dados gerados em um grupo focal (GATTI, 2012) entre três professores que atuam na educação básica em escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. As análises sugerem um posicionamento afetivo por parte dos participantes diante de sua profissão.

Catalogação
2017-05-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30082@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30082


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF