Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] VOICE AND PERFORMANCE IN ADRIANA CALCANHOTTO

Título
[pt] VOZ E PERFORMANCE EM ADRIANA CALCANHOTTO

Autor
[pt] DANIELA PEDREIRA ARAGAO

Vocabulário
[pt] PERFORMANCE

Vocabulário
[pt] ADRIANA CALCANHOTTO

Vocabulário
[pt] VOZ

Vocabulário
[pt] POESIA

Vocabulário
[pt] MUSICA

Vocabulário
[en] PERFORMANCE

Vocabulário
[en] VOICE

Vocabulário
[en] POETRY

Vocabulário
[en] MUSIC

Resumo
[pt] O objetivo principal desta tese é analisar o desenvolvimento vocal da cantora Adriana Calcanhotto e o modo como ela imprime uma marca rasurante em suas interpretações. Este processo se efetua por meio de um intercâmbio com os cinco círculos semióticos estabelecidos por Júlio Diniz: a tradição sentimental e exagerada da música brasileira nos anos 40 e 50, o distúrbio geracional e sonoro das guitarras e cabelos compridos da Jovem Guarda, o minimalismo das ricas formas poéticas, harmônicas e melódicas da Bossa Nova e o engajamento barulhento e transformador das músicas de protesto. Pretende-se avaliar como se dá o desempenho performático da artista, a maneira como ela explicita o desenvolvimento de suas performances cênicas em seus shows, que revelam um forte diálogo com outras categorias artísticas, como a literatura e as artes plásticas. Seu percurso criativo demonstra uma busca acentuada por uma estética minimalista, que desponta tanto em sua expressividade vocal, quanto na manifestação corporal. Analisa-se, ainda, a criação do heterônimo-máscara Partimpim, o qual explicita o trabalho da artista voltado para o universo infantil, em que ela compõe canções e elabora releituras que demonstram a predominância de uma concepção lúdica expressa sobretudo nos arranjos.

Resumo
[en] One of the objectives of this work is to analyse how process the acting voice of the singer Adriana Calcanhotto, and how does she makes a kind of signature between the influence of five semiotical circles created by Júlio Diniz: the exaggerated tradition of the sentimental feeling in brazilian songs from the ages of 40 and 50, the generation disturb of the sound of the electric guitar and long hair from Jovem Guarda, the minimalism of the rich forms of poetry, the harmony and melodic sound from Bossa Nova and the engaged noisy and the changes of songs of protest. Another propose is to consider how does she make her performances that shows a strong dialogue between other kinds of art as literature and plastical art. Her creative way that shows how does she work to find a minimalism and esthetic form. The way she express her expressivity of voice and body. The creation of her heteronym or mask Partimpim shows her work with the child universe, she compose songs and makes new versions that shows the ludic conception of the arrangements.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
ALEXANDRE GRACA FARIA

Banca
FREDERICO AUGUSTO LIBERALLI DE GOES

Banca
GILVAN PROCOPIO RIBEIRO

Catalogação
2017-05-16

Apresentação
2013-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29993@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29993@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29993


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF