Título
[en] MAN IS A JESTER TO MAN: THE DIACHRONY OF HUMOR IN BRAZILIAN POETRY
Título
[pt] O HOMEM É O BOBO DO HOMEM: DIACRONIA DO HUMOR NA POESIA BRASILEIRA
Autor
[pt] HENRIQUE RODRIGUES PINTO
Vocabulário
[pt] HUMOR
Vocabulário
[pt] BARAO DE ITARARE
Vocabulário
[pt] EMILIO DE MENEZES
Vocabulário
[pt] RISO
Vocabulário
[pt] OSWALD DE ANDRADE
Vocabulário
[pt] POESIA
Vocabulário
[pt] MODERNISMO
Vocabulário
[pt] MILLOR FERNANDES
Vocabulário
[en] HUMOR
Vocabulário
[en] LAUGHTER
Vocabulário
[en] OSWALD DE ANDRADE
Vocabulário
[en] POETRY
Vocabulário
[en] MODERNISM
Vocabulário
[en] MILLOR FERNANDES
Resumo
[pt] Poesia e humor são duas possibilidades distintas de se deslocar as palavras e produzir um efeito estético. Historicamente, o recurso do riso esteve presente de diversas formas nos modelos de criação poética. A sublimação poética, na literatura brasileira, lançou mão da irreverência em diferentes contextos sociais e culturais, seja para um ataque mordaz a indivíduos ou instituições, seja para se construir um projeto de modernização das letras, seja para estimular o questionamento das verdades estabelecidas. Busca-se aqui investigar essas possibilidades de diálogos entre poesia e humor em três episódios diferentes da literatura brasileira: na poesia satírica de Emílio de Menezes, cujos sonetos se converteram em armas afiadas; na presença do humor como recurso presente no Modernismo, especialmente na obra de autores como Oswald de Andrade e no trabalho do Barão de Itararé; e na lucidez provocativa de Millôr Fernandes, artista que observou criticamente por meio do humor as transformações sociais ocorridas no século XX.
Resumo
[en] Poetry and humor are two distinctive methods by which words can be manipulated in order to produce an aesthetic effect. Historically, the use of laughter was present in various ways in models of poetic creation. The act of poetic sublimation in Brazilian literature used irreverence in different social and cultural contexts. Whether this sublimation was used for a scathing attack on individuals or institutions or to modernize Brazilian literature, the act encouraged the questioning of established truths. We seek to investigate these possibilities for dialogue between poetry and humor into three different episodes of Brazilian literature: the satirical poetry of Emilio de Menezes, whose sonnets were used as sharp weapons; the presence of humor in Modernism, especially in the work of authors such as Oswald de Andrade and Barão de Itararé; and the provocative lucidity of Millôr Fernandes, an artist who critically observed with humor the social changes of the twentieth century.
Orientador(es)
GILBERTO MENDONCA TELES
Banca
GILBERTO MENDONCA TELES
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
ENEIDA LEAL CUNHA
Banca
LUCIA OLIVEIRA LIMA DE ANDRADE BETTENCOURT
Banca
JOSE FERNANDES
Catalogação
2017-05-16
Apresentação
2014-07-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29991@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29991@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29991
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF