Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] THAT S IT!!: A DESCRIPTIVE PROPOSAL OF THE USE OF AGREEMENT EXPRESSIONS IN THE BRAZILIAN COMMUNICATION AND ITS RELEVANCE TO THE TEACHING OF PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE FOR FOREIGNERS

Título
[pt] É ISSO AÍ!!: UMA PROPOSTA DESCRITIVA DO USO DE EXPRESSÕES DE CONCORDÂNCIA E SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS

Autor
[pt] LUCIA COELHO DO SACRAMENTO

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL

Vocabulário
[pt] RITUAL DE CONCORDANCIA

Vocabulário
[pt] DESCRICAO DA LINGUA

Vocabulário
[pt] E ISSO AI

Vocabulário
[pt] LINGUA DE ALTO CONTEXTO SITUACIONAL

Vocabulário
[pt] PROPOSTA FUNCIONALISTA

Vocabulário
[pt] GRAMATICA SISTEMICO FUNCIONAL

Vocabulário
[pt] LINGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LINGUA PARA ESTRANGEIROS

Vocabulário
[pt] EXPRESSOES DE CONCORDANCIA

Vocabulário
[en] SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS

Resumo
[pt] É isso aí! Uma proposta descritiva do uso de expressões de concordância na comunicação do brasileiro e sua relevância para o ensino do Português como segunda língua para estrangeiros. Foi o resultado de uma monografia apresentada para conclusão do curso de Formação de professores de Língua Portuguesa para estrangeiros em 2015 na PUC - Rio. Uma contribuição reflexiva e descritiva sobre o uso de expressões de concordância por brasileiros em seus atos de fala em situações reais de uso. O corpus que subsidiou esse estudo formou-se a partir de dados coletados do programa Malhação – episódio – Seu lugar no mundo de 2015 da Rede Globo de televisão, cuja finalidade foi coletar, descrever, classificar e refletir sobre como os brasileiros realizam o ato de concordar e sua aplicabilidade no ensino do Português como segunda língua. O estudo foi fundamentado a luz dos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional. A pesquisa mostrou que aprender uma segunda língua requer o conhecimento não só das regras gramaticais que regulam o funcionamento da língua, como prática de memorização, mas também, influências culturais que a cercam, dando real sentido às intenções comunicativas do falante. As considerações finais desse trabalho ratificam a relevância do processo de ensino e desafios enfrentados pelo professor, devido aos fartos recursos linguísticos do universo comunicativo do brasileiro, que precisam ser apresentados ao aprendiz estrangeiro. Ao final do trabalho, foi possível observar outras estruturas extra-corpus que também fazem parte do ritual de concordância do brasileiro, abrindo um leque inesgotável para um próximo estudo.

Resumo
[en] That s it! A descriptive proposal of the use of agreement expressions in the Brazilian communication and its relevance to the teaching of Portuguese as a second language for foreigners. This is a monograph presented to the conclusion of Portuguese Teacher Training for Foreigners Course at PUC–RIO (2015). A reflective and descriptive contribution on the use of agreement expressions in speech acts in real situations of use. The corpus that subsidized this study was collected from the teen soap opera Malhação – season Your Place in the World (Seu Lugar no Mundo), Globo television network, whose purpose was to collect, describe, classify and reflect how the Brazilians perform the act of agreeing and its applicability in teaching Portuguese as a second language. This study was based on Theoretical Assumption of Function Systemic Linguistics. The research has shown that learning a second language does not only require a grammar rules study, but also the cultural influences that surround the real meaning of the speakers communicative intentions. The final considerations of this study ratify the relevance to the teaching process and challenges faced by teachers due to the abundant linguistics resources of the Brazilian communicative universe that needs to be presented to foreign learners. At the end of the study, it was possible to observe other extra-corpus structures that are also part of the Brazilian agreement ritual, opening up an inexhaustible range for an upcoming study.

Orientador(es)
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE

Catalogação
2017-04-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29661@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29661@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29661


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