Título
[en] OR THAT THING THAT WE CALL ART
Título
[pt] OU AQUILO A QUE CHAMAMOS ARTE
Autor
[pt] ADRIANA SUCENA MACIEL
Vocabulário
[pt] ESCRITA
Vocabulário
[pt] JOHN CAGE
Vocabulário
[pt] ACASO
Vocabulário
[pt] ESTETICA
Vocabulário
[pt] ARTE
Vocabulário
[en] WRITING
Vocabulário
[en] JOHN CAGE
Vocabulário
[en] CHANCE
Vocabulário
[en] AESTHETICS
Vocabulário
[en] ART
Resumo
[pt] John Cage esteve circundado em sons e seus desdobramentos por toda a vida. Sua relação ativa com os ruídos e silêncios do mundo reverberam em todas as práticas nas quais esteve envolvido. Textos, poemas, músicas, artes visuais, filmes, performances, suas diferentes formas de escrita dão corpo a uma poética que se faz da escuta intensa da realidade. Poética que, no exercício de sua complexidade, entre ordem e contingência, põe em movimento formas inventivas e potentes de desestabilizar o mundo e suas linguagens, e dá voz a outros modos
possíveis de constituição de comunidades. Circunstância, devoção, disciplina, estrutura, imitação, indeterminação, intenção, interpenetração, método, notação – dez palavras listadas por Cage como características de seu trabalho. É nessas dez palavras que esse texto se escreve e se inscreve, atravessado por procedimentos e acasos, colocando em exercício seu pensamento ético e estético.
Resumo
[en] John Cage was surrounded by sounds and their consequences throughout his life. His active and inventive relationship with sounds and silences of theworld reverberates in all practices in which he was involved. The
different ways in which texts, poems, music, visual arts, films, performances, are written embody a poetics that is created by listening intensely to reality. Poetics which, in the exercise of their complexity, between order and contingency, sets in motion inventive and powerful ways to destabilize the world and their languages, and gives voice to other possible formations of communities. The following ten words have been chosen from his various works: circumstance, devotion, discipline, structure, imitation, indeterminacy, intention, interpenetration, method and notation. It is in those ten words that this text is written and inscribed, crossed by procedures and chances, putting into practice its ethical and aesthetic thinking.
Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
ANA CRISTINA DE REZENDE CHIARA
Banca
ROSA MARIA DIAS
Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Banca
JOAO CAMILLO BARROS DE OLIVEIRA PENNA
Catalogação
2017-03-31
Apresentação
2015-04-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29535@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29535@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29535
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF CAPÍTULO 9 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF CAPÍTULO 10 PDF