Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUCTION OF PRESENCE AND AFFECTION IN BOOK DESIGN

Título
[pt] DELIGHTFULLY TACTILE: PRODUÇÃO DE PRESENÇA E AFETO NO DESIGN DE LIVROS

Autor
[pt] LARISSA ANDRIOLI GUEDES

Vocabulário
[pt] DESIGN EMOCIONAL

Vocabulário
[pt] VISUAL EDITIONS

Vocabulário
[pt] COSAC NAIFY

Vocabulário
[pt] PRODUCAO DE PRESENCA

Vocabulário
[pt] DESIGN DE LIVROS

Vocabulário
[en] EMOTIONAL DESIGN

Vocabulário
[en] PRODUCTION OF PRESENCE

Vocabulário
[en] BOOK DESIGN

Resumo
[pt] Delightfully tactile: produção de presença e afetos no design de livros pretende discutir a materialidade do livro através do design gráfico, partindo, para isso, de duas diferentes possibilidades de observação do objeto: o design emocional de Donald Norman (complementado pela teoria dos afetos de Antonio Damasio) e a produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht. Para entender como as duas se relacionam entre si e como se podem aplicar ao livro, utilizo-me da descrição de quatro livros que compõem o corpus da presente pesquisa: Bartleby, o escrivão, de Herman Melville e Avenida Niévski, de Nikolai Gógol, ambos publicados pela Cosac Naify; Composition No. 1, de Marc Saporta e Tree of codes, de Jonathan Safran Foer, lançados pela Visual Editions. As duas editoras que publicaram estas obras fazem parte de um setor no design editorial que, como defendo em minha argumentação, trabalha para uma retomada da presença como referência do ser humano através da criação de projetos gráficos que tencionam mobilizar o afeto de seus leitores através da materialidade táctil. A partir do contraste entre dois livros tradicionais e as já citadas obras, esta dissertação se propõe a entender de que forma a configuração física do livro influencia a nossa percepção da arte.

Resumo
[en] Delightfully tactile: production of presence and affection in book design aims to discuss the materiality of the book through graphic design by using two different ways of seeing an object: the emotional design by Donald Norman (along with the affect theory by Antonio Damasio) and the production of presence by Hans Ulrich Gumbrecht. As a meaning of understanding the connection between them and how they can apply to the study of books, I describe four books that are part of the corpus of this research: Bartleby, o escrivão, by Herman Melville, and Avenida Niévski, by Nikolai Gógol, both published by Cosac Naify; Composition No. 1, by Marc Saporta and Tree of codes, by Jonathan Safran Foer, published by Visual Editions. These two publishers are part of a segment of the publishing design that as I argument works to reclaim the presence as a reference to the human being through the creation of graphic projects which try to affect the reader by using the tactile materiality. From the contrast between two traditionally designed books and the previously mentioned works, this dissertation tries to extract a comprehension of how the physical configurations of a book can change our perception of art.

Orientador(es)
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA

Coorientador(es)
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI

Banca
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA

Banca
ROBERTO CORREA DOS SANTOS

Banca
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI

Banca
ROSANA KOHL BINES

Catalogação
2017-03-29

Apresentação
2015-03-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29517@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29517


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF