Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A IMAGEM DA CACHAÇA NO BRASIL E NO EXTERIOR: UMA PROPOSTA DESCRITIVA DE MITOS CULTURAIS BRASILEIROS COM APLICAÇÃO EM PL2E

Título
[en] THE IMAGE OF CACHAÇA IN BRAZIL AND ABROAD: A DESCRIPTIVE PROPOSAL OF BRAZILIAN CULTURAL MYTHS WITH APPLICATION IN PL2E

Autor
[pt] MYRTES MARIA DA SILVA FOLEGATTI

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE NACIONAL

Vocabulário
[pt] MITOS CULTURAIS

Vocabulário
[pt] CACHACA

Vocabulário
[pt] CULTURA BRASILEIRA

Vocabulário
[en] NATIONAL IDENTITY

Vocabulário
[en] CACHACA

Vocabulário
[en] BRAZILIAN CULTURE

Resumo
[pt] Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o status cultural da cachaça, a sua trajetória errante e atual ressignificação a partir da valorização do produto pelo consumidor estrangeiro. Apesar de, historicamente, estar relacionada às classes menos privilegiadas socialmente, a cachaça também era degustada pela elite no Brasil, fato que originou uma série de designações sinonímicas para camuflar o seu consumo. A verdade é que a cachaça sempre esteve presente nas festas religiosas, na gastronomia, na medicina, nas expressões artísticas, de forma que, divulgar essa ascensão, é oferecer uma oportunidade para o aprendiz de português brasileiro conhecer melhor os (des)caminhos dessa bebida tão apreciada na forma de seu fruto mais popular: a caipirinha.

Resumo
[en] This work is the result of a research on the cultural status of cachaça, its errant path and current re-signification based on the appreciation of this product by the foreign consumer. Although it is historically related to the less socially privileged classes, the cachaça used to be tasted also by the elite in Brazil, a fact that originated a series of synonymic designations to camouflage its consumption. The truth is that cachaça has always been present in religious festivals, gastronomy, medicine and artistic expressions in Brazil. Therefore, spreading the history of cachaça offers an opportunity for the Brazilian Portuguese learners to understand the growth of this appreciated drink and also its most popular product: the caipirinha

Orientador(es)
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE

Catalogação
2017-03-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29483@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29483@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29483


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF