Título
[pt] A MONTAGEM NA LITERATURA E NO CINEMA CONTEMPORÂNEOS: MEMÓRIA E MODULARIDADE NA CULTURA DIGITAL
Título
[en] EDITING IN LITERATURE AND CONTEMPORARY CINEMA: MEMORY AND MODULARITY IN THE DIGITAL CULTURE
Autor
[pt] RENATO SCHVARTZ
Vocabulário
[pt] HISTORIA
Vocabulário
[pt] AUTO-FICCAO
Vocabulário
[pt] MODULARIDADE
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[pt] HIPERTEXTO
Vocabulário
[pt] ARQUIVO
Vocabulário
[pt] MEMORIA
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[en] HISTORY
Vocabulário
[en] AUTO-FICTION
Vocabulário
[en] MODULARITY
Vocabulário
[en] MOVIE
Vocabulário
[en] HYPERTEXT
Vocabulário
[en] ARCHIVE
Vocabulário
[en] MEMORY
Vocabulário
[en] LITERATURE
Resumo
[pt] A tese A montagem na literatura e no cinema contemporâneos: memória e modularidade sob a esfera do digital aborda a construção narrativa de obras literárias e cinematográficas deste início do século a partir do olhar da montagem. Indaga-se como, através do gesto da montagem, articula-se, na atualidade, tempo, espaço e ponto de vista, modulando-se a representação da subjetividade, a relação entre tempo e memória. Para discutir estas questões trabalhou-se com três eixos principais: a intensificação nos últimos anos do uso da montagem espacial facilitada pelo advento de novos softwares de manipulação da imagem; a montagem como movimento análogo àquele presente nas operações hipertextuais; e o papel da montagem do ponto de vista da atual proliferação dos arquivos recontextualizados. Fortemente relacionadas à presença de uma modularidade que permeia nosso dia a dia, as reorganizações temporais das narrativas contemporâneas vêm minando não só o cânone aristotélico, como as estratégias utilizadas pela literatura e pelo cinema de arte do século XX. O corpus de análise, dentre outras obras, compõe-se de romances como Nada me faltará, de Lourenço Mutarelli (2010), e Prova Contrária, de Fernando Bonassi (2003), e de filmes como The Tracey s Fragments (2007), Caché (2005) e Ciudad de Los signos (2009).
Resumo
[en] The thesis Editing in literature and contemporary cinema: memory and modularity in the digital domain approaches the narrative construction of literary and cinematographic works of the beginning of this century through an editing perspective. It explores, through editing, how time, space and point of view are articulated nowadays, in regards to the representation of subjectivity, and the relationship between time and memory. To discuss these issues we concentrated on three main areas: the intensification in recent years of the use of spatial editing, yielded by the advent of new image manipulation software; editing as a protohypertextual operation; and the role of editing from a standpoint of the proliferation of recontextualized archives. Strongly related to the presence of a modularity that permeates our daily lives, the temporal rearrangement of contemporary narratives has been undermining not only the Aristotelian canon, but also the strategies used by the literature and the art cinema of the twentieth century. The analysis of the corpus, among other works, is composed of novels such as Nada me faltará, by Lourenço Mutarelli (2010), and Prova Contrária, by Fernando Bonassi (2003), and films such as The Tracey s Fragments (2007), Caché (2005) e Ciudad de Los signos (2009).
Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
RENATO CORDEIRO GOMES
Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
ANDREA FRANCA MARTINS
Banca
MARCIO DE VASCONCELLOS SERELLE
Banca
MARIANA BALTAR FREIRE
Catalogação
2017-03-15
Apresentação
2015-11-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29411@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29411@2
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF