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Título
[pt] NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: CRIANDO HISTÓRIAS NA ERA DA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS

Título
[en] TRANSMEDIA STORYTELLING: CREATING STORIES IN THE ERA OF MEDIA CONVERGENCE

Autor
[pt] MARIANA CASTRO DIAS

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO

Vocabulário
[pt] ADVERTAINMENT

Vocabulário
[pt] CULTURA DA CONVERGENCIA

Vocabulário
[pt] NARRATIVA TRANSMIDIATICA

Vocabulário
[pt] CULTURA PARTICIPATIVA

Vocabulário
[en] COMMUNICATION

Vocabulário
[en] ADVERTAINMENT

Vocabulário
[en] CONVERGENCE CULTURE

Resumo
[pt] Em um mundo de excesso de informação e convergência de mídias, cada vez mais produtores de entretenimento e marcas tentam encontrar seus consumidores em uma variedade de plataformas. O conteúdo redundante não contribui em nada para a mobilização da audiência, ao passo que uma narrativa transmidiática bem construída pode instigar a circulação do espectador entre os meios a fim de saber mais sobre uma história. O objetivo da presente dissertação é pensar o ato narrativo através de várias mídias de forma integrada, de maneira a criar conteúdo complementar e relevante. Para alcançá-lo, tornou-se necessário clarificar o termo narrativa transmidiática devido a seu uso anuviado pela mídia e meio acadêmico, que muitas vezes o confundem com branding ou mídias digitais. Foram analisados elementos fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de narrativa e realizados estudos de casos centrados nas séries da Pemberley Digital, The Lizzie Bennet Diaries e Emma Approved e nas séries sociais produzidas em uma parceria entre a Intel e a Toshiba, Inside, The Beauty Inside e The Power Inside.

Resumo
[en] As we live in a world of information overload and media convergence, more and more entertainment producers and brands try to find their consumers in every platform they can. Redundant content doesn t contribute anything to audience experience, unlike a well-built transmedia narrative that can offer interesting content that instigates gathering among media to learn more about a story. The objective of this dissertation is to think the narrative act through many platforms in an integrated way, in order to create complementary and relevant content. To achieve this, it has become necessary to clarify the term transmedia storytelling clouded due to its use by media and academy, which often confuse it with branding or digital media. Fundamental elements were analyzed for the development of this type of narrative and case studies were done, covering the Pemberley Digital series, The Lizzie Bennet Diaries and Emma Approved and the social series produced in an Intel and Toshiba partnership, Inside, The Beauty Inside and The Power Inside.

Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
FELIPE DE CASTRO MUANIS

Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO

Banca
FATIMA CRISTINA R M DE OLIVEIRA

Catalogação
2017-03-15

Apresentação
2015-04-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29399@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29399


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