Título
[en] MINDFULNESS AND EXPLORATORY PRACTICE: A WAY OF BEING IN THE CLASSROOM
Título
[pt] MINDFULNESS E A PRÁTICA EXPLORATÓRIA: UM JEITO DE SER E ESTAR NA SALA DE AULA
Autor
[pt] MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO
Vocabulário
[pt] PROFESSOR
Vocabulário
[pt] MINDFULNESS
Vocabulário
[pt] ENTENDIMENTOS
Vocabulário
[pt] ALUNO
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[en] TEACHER
Vocabulário
[en] MINDFULNESS
Vocabulário
[en] UNDERSTANDINGS
Vocabulário
[en] STUDENT
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Resumo
[pt] Nos últimos anos a prática de Mindfulness na sala de aula tem sido alvo de grande interesse. Esta pesquisa apresenta um trabalho desenvolvido com alunos cursando o quarto e quinto anos de uma escola particular no Estado do Rio de Janeiro. O barulho excessivo na sala de aula tornou-se uma questão instigante que motivou o
grupo a trabalhar juntos. A prática de Mindfulness foi introduzida aos alunos devido a um desejo de melhorar a qualidade de vida na sala de aula, de trazer conscientização para uma escuta mais atenta e de focar a atenção no momento presente. Guiada pelos princípios da Prática Exploratória, que enfatiza a busca pelo entendimento ao invés da solução de problemas, professora e alunos, por meio de atividades pedagógicas, compreenderam e refletiram sobre a vivência em sala de aula.
Resumo
[en] In the past few years there has been an increased interest in the practice of
Mindfulness in the classroom. This paper presents a research carried out with fourth
and fifth graders in a private school in the State of Rio de Janeiro. The excessive
noise in the classroom became a puzzle that motivated teacher and learners to work
together to try to understand it. The practice of Mindfulness was introduced to the
group due to an intrinsic desire to improve the quality of life in the classroom, to bring
awareness to more attentive listening, and to try to focus attention on the present
moment. Guided by the principles of Exploratory Practice, with the emphasis on
understanding rather than on problem-solving, teacher and learners were able to
reach some understandings through pedagogical activities and also to reflect upon
their own classroom routine.
Orientador(es)
MARIA ISABEL AZEVEDO CUNHA
Coorientador(es)
CLARISSA XAVIER EWALD
Catalogação
2017-03-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29372@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29372@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29372
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF