Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] MINDFULNESS AND EXPLORATORY PRACTICE: A WAY OF BEING IN THE CLASSROOM

Título
[pt] MINDFULNESS E A PRÁTICA EXPLORATÓRIA: UM JEITO DE SER E ESTAR NA SALA DE AULA

Autor
[pt] MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO

Vocabulário
[pt] PROFESSOR

Vocabulário
[pt] MINDFULNESS

Vocabulário
[pt] ENTENDIMENTOS

Vocabulário
[pt] ALUNO

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Vocabulário
[en] TEACHER

Vocabulário
[en] MINDFULNESS

Vocabulário
[en] UNDERSTANDINGS

Vocabulário
[en] STUDENT

Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE

Resumo
[pt] Nos últimos anos a prática de Mindfulness na sala de aula tem sido alvo de grande interesse. Esta pesquisa apresenta um trabalho desenvolvido com alunos cursando o quarto e quinto anos de uma escola particular no Estado do Rio de Janeiro. O barulho excessivo na sala de aula tornou-se uma questão instigante que motivou o grupo a trabalhar juntos. A prática de Mindfulness foi introduzida aos alunos devido a um desejo de melhorar a qualidade de vida na sala de aula, de trazer conscientização para uma escuta mais atenta e de focar a atenção no momento presente. Guiada pelos princípios da Prática Exploratória, que enfatiza a busca pelo entendimento ao invés da solução de problemas, professora e alunos, por meio de atividades pedagógicas, compreenderam e refletiram sobre a vivência em sala de aula.

Resumo
[en] In the past few years there has been an increased interest in the practice of Mindfulness in the classroom. This paper presents a research carried out with fourth and fifth graders in a private school in the State of Rio de Janeiro. The excessive noise in the classroom became a puzzle that motivated teacher and learners to work together to try to understand it. The practice of Mindfulness was introduced to the group due to an intrinsic desire to improve the quality of life in the classroom, to bring awareness to more attentive listening, and to try to focus attention on the present moment. Guided by the principles of Exploratory Practice, with the emphasis on understanding rather than on problem-solving, teacher and learners were able to reach some understandings through pedagogical activities and also to reflect upon their own classroom routine.

Orientador(es)
MARIA ISABEL AZEVEDO CUNHA

Coorientador(es)
CLARISSA XAVIER EWALD

Catalogação
2017-03-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29372@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29372@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29372


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF