Título
[en] AN ANALYSIS OF THE FACTORS THAT INFLUENCE RIO DE JANEIRO S CONSUMERS TO CHOOSE BETWEEN PRINTED BOOKS AND E-BOOKS
Título
[pt] ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMIDOR DO RIO DE JANEIRO A ESCOLHER ENTRE LIVROS IMPRESSOS OU DIGITAIS PARA LAZER
Autor
[pt] NATALIA MIRA PICORELLI E SOUSA
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] E-BOOK
Vocabulário
[pt] LIVROS DIGITAIS
Vocabulário
[pt] MERCADO LITERARIO
Vocabulário
[pt] PROCESSO DECISORIO DE COMPRA
Vocabulário
[pt] LIVRO IMPRESSO
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] DIGITAL BOOKS
Vocabulário
[en] LITERARY MARKET
Vocabulário
[en] CONSUMER DECISIONS
Vocabulário
[en] PRINTED BOOK
Resumo
[pt] Este estudo visa compreender o comportamento do consumidor frente às mudanças do mercado literário, analisando os fatores que influenciam o seu processo decisório ao optar por livros impressos ou livros digitais. Por meio de entrevistas em profundidade com leitores habituais do Rio de Janeiro, foi possível identificar hábitos de leitura e características do processo decisório, como: motivadores da compra de livros, fontes de informações utilizadas pelos leitores para a tomada de decisão e os principais atributos analisados. Perceberam-se também as preferências dos leitores em relação aos livros impressos e digitais, identificando pontos positivos e negativos. Os resultados demonstraram que os principais motivadores da compra são a busca pelo entretenimento e conhecimento, considerados através de indicações de amigos ou familiares, sites e na própria livraria, onde se analisa principalmente a sinopse e capa. Quanto à preferência dos livros, os impressos demonstraram ser a forma favorita de leitura, pelo seu poder de envolvimento e características materiais.
Resumo
[en]
The paper aims to understand the consumers behavior regarding the changes on the world of literature, analyzing the factors that influence their decision-making process while choosing between printed books or e-books. After a series of in-depth interviews with regular readers from Rio de Janeiro, it was possible to identify reading habits and characteristics on their decision-making process, such as: what motivates them to buy the books, sources where the readers gather informations that help them make their decisions and the main attributes. It was also possible to notice the readers preferences when it comes to the printed and digital books, pointing out their positive and negative aspects. The results show that thirst for knowledge and entertainment are their main motivation while looking for a book, after either a friend s/family member s/website or bookstore recommendation, and the main points analyzed are the synopsis and book covers. Regarding the book preferences, the printed ones were a definite favorite as it holds the power to involve the reader and also because of material motives.
Orientador(es)
RENATA CELI MOREIRA DA SILVA
Catalogação
2017-03-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29365@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29365@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29365
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