Título
[pt] MARKETING OLFATIVO: A UTILIZAÇÃO DE UMA IDENTIDADE OLFATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA CONQUISTAR UM ESPAÇO DURADOURO NA CABEÇA DOS CONSUMIDORES
Título
[en] SCENT MARKETING: THE USE OF AN OLFACTORY IDENTITY AS A STRATEGY TO ACHIEVE A LASTING SPACE IN THE MINDS OF CONSUMERS
Autor
[pt] TANYA DE OLIVEIRA DAVIES
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] MARKETING OLFATIVO
Vocabulário
[pt] MARKETING SENSORIAL
Vocabulário
[pt] VAREJO
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] SENSORY MARKETING
Vocabulário
[en] RETAIL
Resumo
[pt] Não é novidade que o setor varejista possui inúmeros concorrentes. Este fato faz com que alguns lojistas tenham a necessidade de se diferenciar dos demais, utilizando-se de várias estratégias de marketing, que visam atrair os consumidores para seus pontos de venda. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo explicar a utilização da técnica de aromatização pelos varejistas como forma de criar um ambiente agradável e propício ao consumo, e ao mesmo tempo, fazer com que cada marca possua uma identidade olfativa que será memorizada pela clientela. Para tal, foi realizado um teste cego com 108 clientes de lojas selecionadas com o intuito de averiguar se a identidade olfativa dessas lojas está presente em sua memória olfativa. Para auxiliar na elaboração do questionário, foram realizadas conversas informais com gerentes de quatros lojas de varejo de vestuário feminino que relataram o feedback obtido de suas clientes sobre o cheirinho da loja e se, de fato, a estratégia de aromatização é tão eficiente quanto as demais.
Resumo
[en] It is no novelty that the retail sector has numerous competitors. This fact has caused some retailers to have the need to differentiate themselves from others by using various marketing strategies that aim to attract consumers to their selling points. With this in mind, this paper aims to explain the use of a scent technique by retailers as a way to create an environment that is both pleasant and conducive to consumption, while, at the same time, making each brand have an olfactory identity that will be memorized by the clientele. To this end, I conducted a blind test with 108 customers of selected stores in order to ascertain whether the olfactory identity of those stores is present in the customers olfactory memory. To assist in the preparation of the questionnaire, informal talks were held with four managers of women s apparel retail stores who provided me with the feedback they got from their customers on the stores scent, and whether the scent strategy was in fact as efficient as the others.
Orientador(es)
DANIEL KAMLOT
Catalogação
2017-03-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29353@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29353@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29353
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF