Título
[pt] A IMAGEM DO CORPO E OPÇÃO PELOS FRACOS (1 COR 12,14-27): EMBRIÃO DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Título
[en] THE IMAGE OF THE BODY AND OPTION FOR THE WEAK (1 COR 12:14-27): EMBRYON OF THE THEOLOGY OF LIBERATION
Autor
[pt] JOEL ANTONIO FERREIRA
Vocabulário
[pt] CORPO
Vocabulário
[pt] FRACO
Vocabulário
[pt] FORTES
Vocabulário
[pt] COMUNIDADE
Vocabulário
[en] BODY
Vocabulário
[en] COMMUNITY
Resumo
[pt] Os membros do corpo que parecem mais fracos são os mais necessários,
e aqueles que parecem menos dignos de honra do corpo são os que cercamos
de maior honra, e nossos membros que são menos decentes, nós os tratamos
com mais decência (1 Cor 12,22-23). Esta pequena citação retrata a espinha
dorsal que sustentou todo o texto da Primeira Epístola aos Coríntios: a opção
preferencial pelos mais fracos . Nessa metáfora do corpo humano, Paulo estava
falando da comunidade cristã de Corinto. Ao definir os mais fracos como
menos dignos de honra , como menos decentes , o Apóstolo estava, possivelmente,
olhando os pobres e os escravos de Corinto e de todo o Império
Romano. Diante da sociedade profundamente injusta, o Apóstolo mostrou a
sua posição: Os mais fracos são os mais necessários. Os menos dignos de
honra, nós os cercamos de mais honra. Os menos decentes, nós os tratamos
com mais decência. A opção existencial e pastoral de Paulo pelos fracos , os
que estavam abaixo da pirâmide imperial, era claríssima. Aqui temos um dos
embriões da Teologia da Libertação.
Resumo
[en] The members of the body that seem to be weaker are most needed, and
those who seem less worthy of honor are the body that surround the greater
honor, and our members who are less decent, we treat them with more decency
(1 Cor 12.22-23). This little quote portrays the backbone that supported the
entire text of the First Epistle to the Corinthians, the preferential option for
the weaker . In this metaphor of the human body, Paul was speaking of the
Christian community of Corinth. When defi ning the weakest as less worthy
of honor as less decent , was possibly looking the poor and the slaves of
Corinth and the entire Roman Empire. Given the deeply unjust society, the
Apostle showed his position: The weakest are the most needed. The less
worthy of honor, we surrounded them more honor. The least decent, we treat
them with more decency. The existential and pastoral option for weak ,
those below the imperial pyramid, was crystal clear. Here we have one of the
embryos of liberation theology.
Catalogação
2017-03-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29261@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29261@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.29261
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