Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ORGANIZATIONAL PROCESSES OPTIMIZATION: CASE STUDY - PROCESS ACCOUNTS PAYABLE (PUIG BRASI)

Título
[pt] OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO PROCESSO DE CONTAS A PAGAR (PUIG BRASIL)

Autor
[pt] GABRIEL BITTENCOURT LEMOS

Vocabulário
[pt] EFICIENCIA

Vocabulário
[pt] CONTAS A PAGAR

Vocabulário
[pt] EFICACIA

Vocabulário
[pt] MAPEAMENTO

Vocabulário
[pt] INDICADOR

Vocabulário
[pt] ORGANIZACAO

Vocabulário
[pt] PROCESSO

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO

Vocabulário
[pt] CONTROLE

Vocabulário
[en] EFFICIENCY

Vocabulário
[en] ACCOUNTS PAYABLE

Vocabulário
[en] EFFECTIVENESS

Vocabulário
[en] MAPPING

Vocabulário
[en] INDICATOR

Vocabulário
[en] ORGANIZATION

Vocabulário
[en] PROCESS

Vocabulário
[en] OPTIMIZATION

Vocabulário
[en] CONTROL

Resumo
[pt] Este estudo visa analisar o processo de contas a pagar da empresa Puig Brasil e estabelecer seus atuais níveis de eficiência e eficácia, para então propor mudanças que venham a otimizá-lo. As teorias de autores renomados no domínio da administração que abordam temas relevantes em se tratando de gestão de processos organizacionais constituem o foco do estudo. A pesquisa foi realizada através de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com pessoas que utilizam o processo regularmente, em diferentes níveis hierárquicos, para que se evidenciem todas as percepções do processo. Os grupos foram divididos em: operadores do processo, clientes internos e clientes externos (fornecedores). Identificaram-se, sobretudo, problemas em três etapas do processo. Na etapa de planejamento foram encontradas falhas na preparação dos funcionários para o uso da ferramenta que dá suporte ao processo. No que toca à implementação, destacam-se problemas no fluxo de informação dentro do processo. Na etapa de controle, ressalta a inexistência de indicadores para medir os resultados finais. Para solucionar e otimizar o processo foram propostas as seguintes mudanças: (1) elaboração e aplicação do treinamento dos novos funcionários diretamente pela área de contas a pagar, (2) desenho e compartilhamento do fluxo de informação para todos os envolvidos dentro do processo e (3) indicadores quantitativos e qualitativos para controle das mudanças propostas.

Resumo
[en] This study aims to analyze the Puig Brasil accounts payable process and establish its current levels of efficiency and effectiveness, and then propose changes to optimize it. The focus of the study was the theories of renowned authors in the field of management that address relevant issues when related to the management of organizational processes. The survey was conducted through a qualitative approach, through in-depth interviews with people using the process on a regular basis at different hierarchical levels, in order to show all the process perceptions. The groups were divided into: process operators, internal customers and external customers (suppliers). Particular problems were identified in three stages of the process. In the planning stage flaws have been found in the staff preparation for the use of the tool that supports the process. When it comes to implementation, we can highlight problems in the flow of information within the process. In control step, underscores the lack of indicators to measure final results. In order to optimize the process, the following changes were proposed: (1) development and implementation of the training for new employees directly in the area of accounts payable, (2) design and sharing of information flow for all involved in the process e (3) quantitative and qualitative indicators for control of proposed changes.

Orientador(es)
EDMUNDO EUTROPIO COELHO DE SOUZA

Catalogação
2017-02-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29151@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29151@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29151


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