Título
[pt] ATIVAÇÃO DE MARCA ATRAVÉS DO PATROCÍNIO ESPORTIVO
Autor
[pt] FERNANDO EDMUNDO PAZ
Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO
Vocabulário
[pt] MARKETING DE ATIVACAO
Vocabulário
[pt] MARCA
Resumo
[pt] Ter uma marca forte e com grande reconhecimento é um dos maiores anseios dos gestores
de empresas em todo mundo, visto que marcas reconhecidas e consolidadas no mercado
resultam em maiores ganhos e lucros para as companhias, gerando maior valor financeiro
para a empresa. Assim, o objetivo do trabalho é identificar e analisar o panorama esportivo
que em meio às estratégias de patrocínio esportivo das empresas que apoiam
concomitantemente equipes de futebol e competições visam obter maior visibilidade para
sua marca, obtendo assim, maiores retornos. Foi utilizada a metodologia de pesquisa
qualitativa, que se deu através de um questionário semi-estruturado com abordagem
descritiva, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas com profissionais do mercado
de marketing esportivo integrantes agências de marketing esportivo e clubes. Os gestores
das corporações que optam pelo segmento desportivo apresentaram suas impressões sobre
o retorno proporcionado e o retorno esperado com essa parceria. Com a análise dos
resultados das pesquisas utilizadas nesse estudo percebeu-se que há grande visibilidade de
marca e as consequências do patrocínio são bastante animadoras para as organizações. O
patrocínio beneficia tanto a organização apoiadora quanto a equipe de futebol.
Orientador(es)
MARINA DE CASTRO FRID
Catalogação
2017-02-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29125@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29125
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