Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O MAL-ESTAR NAS RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS NA ATUALIDADE

Título
[en] THE MALAISE IN THERELATIONSHIP BETWEEN ADULTS AND CHILDREN OF TODAY

Autor
[pt] ISABEL CRISTINA BOGÉA BORGES

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] LACO SOCIAL

Vocabulário
[pt] PSICANALISE

Vocabulário
[pt] FUNCAO PATERNA

Vocabulário
[pt] DISCURSO

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] SOCIAL BOND

Vocabulário
[en] PSYCHOANALYSIS

Vocabulário
[en] DISCOURSE

Resumo
[pt] O tema desta dissertação é o mal-estar na relação entre adultos e crianças na atualidade. Seu interesse é responder às seguintes questões: 1) o malestar contemporâneo está relacionado com a crescente conjugação do discurso da ciência com o capital, trazendo uma objetalização generalizada do sujeito? 2) como podemos entender a dinâmica destas relações à luz dos esclarecimentos propostos pela psicanálise? 3) estão os analistas preparados para responder a esta convocação de escuta que nos fazem os impasses de nossa sociedade? Tendo como ponto de partida o postulado freudiano sobre a sexualidade infantil e o narcisismo parental na constituição psíquica da criança, Sua majestade o bebê, propomos, com Lacan, uma leitura estrutural a partir de sua teoria do significante, atribuindo à mãe e ao pai lugares e funções na estruturação do sujeito. O amor engendrado pelo discurso da família não é um amor desnaturalizado, mas se inscreve, pelo desejo articulado ao objeto, à falta de objeto. O desejo não anônimo dos pais coloca o infans enredado na fantasia daquele que dele se ocupa. Entre mãe e criança, pai e filho, educador e aluno, há a dimensão do gozo e da linguagem. Investigamos os efeitos da prevalência do discurso pedagógico científico nas relações entre adultos, adolescentes e crianças, a partir da questão da transmissão do saber na atualidade, revelando as questões éticas implicadas no regime de gozo atual fora da lei do pai. A teoria dos discursos e do laço social em Lacan subsidiou nossa investigação, que encontrou, no trabalho em cartel, uma possível prática em pequenos grupos. Responsabilizando-se por seu sintoma e não o negando, o sujeito terá a chance de aliar-se ao bem dizer do sintoma. Uma das grandes contribuições da psicanálise, a nosso ver, é confrontar-se com o saber não todo, o saber inconsciente, deixando cair por terra o almejado saber absoluto.

Resumo
[en] The theme of this dissertation is on the malaise in the relationship between adults and children of today. Its interest is to answer the following questions: 1) is the contemporary malaise related to the increasing conjunction of the scientific discourse with the capital, bringing about a generalized objectification of the subject? 2) how can we understand the dynamics of these relationships by the light of the elucidation proposed by psychoanalysis? 3) are psychoanalysts prepared to answer this call of listening made by the impasse of our society? Having as the starting point the Freudian postulate about the infantile sexuality and the parental narcissism in the psychic constitution of the child, Her majesty the baby, we propose, with Lacan, a structural reading as from his theory of the signifier, giving the mother and the father places and functions in the organization of the subject. The love produced by the family discourse is not a rendered unnatural love, but it inscribes itself, by the desire articulated to the object, the missing object. The non-anonymous desire of the parents puts the infant entangled in the fantasy of the one who deals with him/her. Between mother and child, father and son, educator and student, there is the dimension of jouissance and of language. We investigated the effects of pedagogical-scientific discourse prevalence in the relationships among adults, adolescents and child, as from the question of knowledge transmission today, revealing the ethical questions implied on the current regime of jouissance outside the father s Law. The discourse and social bond theory in Lacan subsidized our investigation, which found, in the cartel workshop, a feasible practice in small groups. Being responsible for his/her symptom and not denying it, the subject will have the chance to ally himself/herself with the well-saying of the symptom. One of the major contributions of psychoanalysis, for us, is to face ourselves with the not-all knowledge, the unconscious knowledge, letting go the absolute knowledge.

Orientador(es)
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG

Banca
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG

Banca
MARCUS ANDRE VIEIRA

Banca
RUTH HELENA PINTO COHEN

Catalogação
2017-02-07

Apresentação
2012-08-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29061@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29061@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29061


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF