Título
[en] A CASE STUDY OF THE GENERATION Y AND THEIR PERCEPTION OF VALUES IN A PUBLIC ORGANIZATION
Título
[pt] UM ESTUDO DE CASO DA GERAÇÃO Y E SUA PERCEPÇÃO DE VALORES EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
Autor
[pt] BEATRIZ TUMIATI COTRIM
Vocabulário
[pt] BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO POLITICO E SOCIAL
Vocabulário
[pt] ORGANIZACAO PUBLICA
Vocabulário
[pt] GERACAO Y
Vocabulário
[pt] VALOR
Vocabulário
[en] BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO POLITICO E SOCIAL
Vocabulário
[en] PUBLIC ORGANIZATION
Vocabulário
[en] GENERATION Y
Vocabulário
[en] VALUE
Resumo
[pt] Essa pesquisa teve como objetivo identificar quais são os valores principais considerados por um grupo de indivíduos da geração Y e como estes valores podem impactar na opção de integrar o quadro de funcionários e de estagiários de uma organização pública, o BNDES. Esse grupo geracional possui características distintas em relação às gerações anteriores, como o senso de liberdade, a dinamicidade de pensamento e ação e a busca por sucesso. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo sido usada a estratégia de estudo de caso, por meio de entrevistas face a face, usando um roteiro aberto baseado na metodologia de Schwartz (1992). As literaturas sobre diferenças geracionais, geração Y e valores serviram para auxiliar na análise dos dados obtidos. Os principais resultados da pesquisa sugerem que algumas características indicadas na literatura relacionadas à geração Y foram confirmadas. Entretanto, há divergências com relação a outras características, o que reforça a ideia de que os jovens da geração Y interessados em ingressar em organizações públicas possuem características distintas.
Resumo
[en] The objective of this research is to identify the key values held by a group of individuals of generation Y, and how those values can impact over their decision to join a public organization, the BNDES. This generation group has distinct features compared to previous generations, such as the sense of freedom, the dynamic of thought and action, and the search for success. The methodology adopted was qualitative, and based on the strategy of case study, through interviews using an open script based on Schwartz (1992). The literature dealing with generation differences, generation Y, and values were used as background for analysis of the data obtained. The main result of this research suggests that some of the characteristics addressed by the literature related to generation Y were confirmed. However, there are some discrepancies regarding other characteristics, which reinforce the idea that young people of generation Y have distinct characteristics, when interested in joining public organizations.
Orientador(es)
MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA
Catalogação
2017-01-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28920@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28920@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28920
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