Título
[pt] A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE SERVIÇOS NO PÓS-VENDA: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA TRANSPORTES RIBEIRO
Título
[en] THE IMPORTANCE OF MARKETING SERVICES IN THE POST-SALE SCENARIO: A CASE STUDY ON THE RIBEIRO TRANSPORT COMPANY
Autor
[pt] GABRIEL HENRIQUE DE SOUSA RIBEIRO
Vocabulário
[pt] MARKETING DE SERVICOS
Vocabulário
[pt] POS-VENDA
Vocabulário
[pt] FIDELIZACAO
Vocabulário
[en] SERVICES MARKETING
Vocabulário
[en] POSTSALE
Vocabulário
[en] LOYALTY
Resumo
[pt] Este estudo tem como objetivo apresentar uma contribuição no que diz respeito às práticas do marketing de serviços no pós-venda, e demonstrar como elas podem ser importantes na fidelização de clientes. Para tanto, o trabalho foca na análise do caso da empresa Transportes Ribeiro, do Rio de Janeiro, tendo como base uma ampla revisão bibliográfica. No início do trabalho é narrado o surgimento do marketing de serviços, sua importância no pós-venda e, consequentemente, na fidelização de clientes. Em seguida, são apresentadas as definições, estratégias e benefícios do marketing de serviços. O estudo, portanto, aborda a importância do marketing de serviços no pós-venda, as expectativas e o nível de satisfação dos clientes, a percepção do cliente, a influência do pós-venda na fidelização, as preocupações dos consumidores e suas reações no pós-venda. Também são apresentadas algumas das práticas mais adequadas para a eficácia no pós-venda e seus impactos na fidelização, que é o que o trabalho pretende demonstrar. Por fim, são analisadas as entrevistas com o presidente e o diretor comercial da empresa Transportes Ribeiro.
Resumo
[en] This study presents a contribution regarding after-sale marketing practices, and how important they are to form a loyal customer. In the first pages, we present how marketing services were originated, and then we discuss post-sale practices as well as customer loyalty. Then, definitions, strategies and service marketing benefits. A little further on, the importance of post-sale marketing services is presented, client expectations and satisfaction levels, customer perception, the influence of the post-sale practices in making a loyal customer, his/her concerns, as well as his/her reactions in the post-sale scenario. We will also present the most adequate practices in order to attain post-sale efficiency and its impact on loyalty, which is the main point in this paper. At last, the specific Ribeiro Transport Company case study.
Orientador(es)
MARINA DE CASTRO FRID
Catalogação
2017-01-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28624@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28624@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28624
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF