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Título
[en] BRAZILIAN S PERCEPTION OF THE BRAND AND THE EUROPEAN FOOTBALL CLUBS

Título
[pt] PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS EM RELAÇÃO ÀS MARCAS E CLUBES EUROPEUS DE FUTEBOL

Autor
[pt] BRUNA MENEZES DE SOUZA

Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO

Vocabulário
[pt] FUTEBOL EUROPEU

Vocabulário
[pt] BRAND EQUITY

Vocabulário
[pt] ASSOCIACAO

Vocabulário
[pt] TORCEDOR

Vocabulário
[pt] MARCA

Vocabulário
[en] SPORTS MARKETING

Vocabulário
[en] EUROPEAN FOOTBALL

Vocabulário
[en] BRAND EQUITY

Vocabulário
[en] ASSOCIATION

Vocabulário
[en] FAN

Vocabulário
[en] BRAND

Resumo
[pt] O presente trabalho teve como objetivo entender a percepção dos brasileiros em relação as principais marcas de time de futebol europeu. Com as análises geradas e o entendimento dos termos mais associados a cada clube europeu, as empresas podem tomar de decisões gerenciais mais assertivas. Como referência teórica, o estudo baseou-se em Aaker, Pitts e Stotlar, Morgan e Summers. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, com um total de 253 respondentes, delimitado a brasileiros que possuem algum envolvimento com o futebol. Com a análise dos dados, foi possível identificar um mercado de torcedores e simpatizantes por clubes europeus em crescimento. Se explorado corretamente, as marcas podem se associar a determinados clubes a fim de aumentar seu valor.

Resumo
[en] The following study intends to understand the relation between European major football teams and their Brazilian fans. The presented analysis may help companies decide their investments and understand which concepts are associated with each European football club. The study utilized Aaker, Pitts and Stotlar, Morgan and Summers. As methodology, a quantitative research with 253 answers was used. This research was answered only by Brazilians that have any involvement with football. With data analysis was possible to identify a growing market of fans and supporters. If explored correctly, brands can associate themselves with certain European football team in order to raise brand value.

Orientador(es)
DANILO ROGERIO ARRUDA

Catalogação
2017-01-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28606@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28606@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28606


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