Título
[en] A CLOUD COMPUTING PLATFORM FOR STORING GEOREFERENCED MOBILITY DATA
Título
[pt] UMA PLATAFORMA NA NUVEM PARA ARMAZENAMENTO DE DADOS GEORREFERENCIADOS DE MOBILIDADE URBANA
Autor
[pt] RAFAEL BARBOSA NASSER
Vocabulário
[pt] ENGENHARIA DE SOFTWARE
Vocabulário
[pt] COMPUTACAO NA NUVEM
Vocabulário
[pt] GEOPROCESSAMENTO
Vocabulário
[pt] CIENCIA DE DADOS
Vocabulário
[pt] MOBILIDADE URBANA
Vocabulário
[pt] COMPUTACAO PARALELA
Vocabulário
[pt] INFORMATICA
Vocabulário
[en] SOFTWARE ENGINEERING
Vocabulário
[en] GEOPROCESSING
Vocabulário
[en] DATA SCIENCE
Vocabulário
[en] URBAN MOBILITY
Vocabulário
[en] PARALLEL COMPUTING
Vocabulário
[en] COMPUTER SCIENCE
Resumo
[pt] A qualidade de vida nos grandes centros urbanos tem sido motivo de preocupação para governantes, empresários e para a população residente em geral. Os serviços de transporte público coletivo exercem papel central nessa discussão, uma vez que determinam, sobretudo para aquela camada da sociedade de menor poder aquisitivo, o tempo desperdiçado diariamente em seus deslocamentos. Nas metrópoles brasileiras, os ônibus municipais são predominantes no transporte coletivo. Os usuários deste serviço – passageiros – não dispõem de informações atualizadas sobre os ônibus e linhas de ônibus em operação. Oferecer essa natureza de informação contribui para uma melhor experiência de uso diário deste modal e, consequentemente, proporciona maior qualidade de vida aos seus usuários. Em uma visão mais abrangente, os ônibus podem ser considerados sensores que viabilizam a compreensão dos padrões e identificação de anomalias no tráfego de veículos nas áreas urbanas, possibilitando galgar benefícios para toda população. O presente trabalho apresenta uma plataforma na nuvem que captura, enriquece, armazena e disponibiliza os dados dos dispositivos de GPS instalados nos ônibus, permitindo a extração de conhecimento a partir deste valioso e volumoso conjunto de informações. Experimentos são realizados com os ônibus do Município do Rio de Janeiro, com aplicações focadas no passageiro e na sociedade. As metodologias, discussões e técnicas empregadas ao longo do trabalho poderão ser reutilizados para diferentes cidades, modais e perspectivas.
Resumo
[en] The quality of life in urban centers has been a concern for governments, business and the resident population in general. Public transportation services perform a central role in this discussion, since they determine, especially for that layer of lower-income society, the time wasted daily in their movements. In Brazilian cities, city buses are predominant in public transportion. Users of this service - passengers - do not have updated information of buses and lines. Offer this kind of information contributes to a better everyday experience of this modal and therefore provides greater quality of life for its users. In a broader view, the bus can be considered sensors that enable the understanding of the patterns and identify anomalies in vehicle traffic in urban areas, allowing benefits for the whole population. This work presents a platform in the cloud computing environment that captures, enriches, stores and makes available the data from GPS devices installed on buses, allowing the extraction of knowledge from this valuable and voluminous set of information. Experiments are performed with the buses of the Municipality of Rio de Janeiro, with applications focused on passenger and society. The methodologies, discussions and techniques used throughout the work can be reused for different cities, modal and perspectives.
Orientador(es)
HELIO CORTES VIEIRA LOPES
Banca
HELIO CORTES VIEIRA LOPES
Banca
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
Banca
MARCO ANTONIO CASANOVA
Banca
JOSE ANTONIO FERNANDES DE MACEDO
Banca
MARCOS DE OLIVEIRA LAGE FERREIRA
Catalogação
2016-12-15
Apresentação
2016-09-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28415@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28415@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28415
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF