Título
[pt] ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DE NANOFLUIDOS EM SISTEMAS DE TRIGERAÇÃO
Título
[en] STUDY OF TECHNICAL VIABILITY OF USING NANOFLUIDS IN TRIGENERATION SYSTEM
Autor
[pt] FABIO BECKMANN DE ALMEIDA NEVES
Vocabulário
[pt] TRIGERACAO
Vocabulário
[pt] NANOCOMBUSTIVEL
Vocabulário
[pt] NANOLUBRIFICANTE
Vocabulário
[pt] NANOFLUIDO
Vocabulário
[pt] NANOPARTICULA
Vocabulário
[en] TRI-GENERATION
Vocabulário
[en] NANOFUEL
Vocabulário
[en] NANOLUBRICANT
Vocabulário
[en] NANOFLUID
Vocabulário
[en] NANOPARTICLE
Resumo
[pt] Vivemos em um século em que pesquisas estão direcionadas para atender demandas mundiais em reduzir as emissões de gases poluentes e também por desenvolver sistemas e processos mais eficientes que gerem custos menores e que sejam autossustentáveis. Tal cenário motivou o presente trabalho, que propõe o estudo de substituir fluidos comuns por seus equivalentes nanofluidos em sistemas de trigeração. Aplica-se a substituição dos fluidos base pelos nanofluidos na arquitetura de trigeração com chiller de compressão de vapor, com as demandas de eletricidade, aquecimento e refrigeração de um centro comercial em Hong Kong. Foi utilizada, para melhor compreensão, a análise energética baseada no cálculo de EUF energy utilization factor, um dos parâmetros de estudo disponíveis na literatura para avaliar a performance desse tipo de sistema. Ao analisar a viabilidade técnica, verifica-se a eficácia dessa substituição pelo fato de o consumo primário de combustível ter reduzido, além de menores emissões de gases poluentes, conjuntamente a algumas melhorias referentes ao motor de combustão interna, como tempo de ignição menor.
Resumo
[en] Nowadays most researches aspire to both attend the international demand for green house gas emissions reduction and to develop systems and processes that are energetically efficient and cause less environmental impact. In this respect, this paper put forward the study of the replacement of base fluids by nanofluids in trigeneration systems. The replacement of base fluids by nanofluids is applied in a trigeneration architecture with vapor compression chiller, with the demands of electricity, refrigeration and heating of a commercial complex in Hong Kong. In order to have a better understanding, the energy balance calculations are based on the EUF energy utilization factor, one of the parameters available in the literature to evaluate the performance of that system. Finally, the analysis of the viability of the project confirmed the efficacy of this replacement because the amount of primary fuel consumption was reduced. Likewise lower gas emissions, along with some improvements for the internal combustion engine, such as lower ignition delay.
Orientador(es)
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE
Catalogação
2016-12-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28377@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28377@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28377
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