Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A EXPANSÃO DO VOCABULÁRIO EM PLE ATRAVÉS DO AMBIENTE SKYPE

Título
[en] THE EXPANSION OF VOCABULARY IN PFL VIA SKYPE ENVIRONMENT

Autor
[pt] SARAH FERREIRA DO COUTO

Vocabulário
[pt] ENSINO A DISTANCIA

Vocabulário
[pt] AMBIENTE SKYPE

Vocabulário
[pt] FERRAMENTA DIGITAL

Vocabulário
[pt] CAMPOS LEXICAIS

Vocabulário
[pt] EXPANSAO DE VOCABULARIO

Vocabulário
[pt] PORTUGUES COMO LINGUA ESTRANGEIRA

Vocabulário
[en] DISTANCE LEARNING

Vocabulário
[en] SKYPE ENVIRONMENT

Vocabulário
[en] DIGITAL TOOLS

Vocabulário
[en] LEXICAL FIELDS

Vocabulário
[en] EXPANSION OF VOCABULARY

Vocabulário
[en] PORTUGUESE AS A FOREIGN LANGUAGE

Resumo
[pt] Este estudo apresenta uma proposta de ensino de expansão do vocabulário em Português como Língua Estrangeira (PLE) através das teorias dos campos lexicais e de estudos que envolvem o ensino-aprendizagem do aluno na atualidade, com ênfase no ensino-aprendizagem através de um AVA (ambiente virtual de aprendizagem) adaptado: o Skype. É apresentada a rotina da aula neste ambiente juntamente com outras ferramentas digitais, podendo assim contribuir com a prática de professores que desejam ministrar aulas online. Utilizam-se aqui os pressupostos metodológicos da pesquisa-ação para a coleta de dados feita através de aulas experimentais no ambiente Skype. Os resultados dessa pesquisa mostram como é produtivo o ensino de PLE através da teoria dos campos lexicais, uma vez que o ensino-aprendizagem do vocabulário é aplicado de forma progressiva através de uma sequência didática baseada em assuntos diversos, porém, interligados. Percebe-se também como as ferramentas digitais potencializam o aproveitamento das aulas por parte dos alunos.

Resumo
[en] This study aims to present a teaching proposal regarding a vocabulary expansion in Portuguese as a foreign language (PFL), through lexical field theories and studies that entail the contemporary teaching-learning process. This proposal enphasizes the teaching-learning process that is set in an adapted Virtual Learning Environment (VLE): Skype. The study displays an example of a class routine set in the VLE and also presents other online tools that may contribute to teachers who aspire to lecture online classes. The study is based on methodological assumptions that encompass research-action used to collect the data from experimental classes in the Skype environment. The results of this research show how productive the teaching of PFL is through the lexical field theories. The teaching-learning of vocabulary is done in a progressive way through a didactic sequence based on diverse subjects, yet interconnected. It is also seen that online tools can enhance the learning process of students.

Orientador(es)
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Banca
DANUSIA TORRES DOS SANTOS

Catalogação
2016-11-11

Apresentação
2016-09-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27951@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27951@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27951


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF