Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ELECTIONS AND SOCIAL MEDIA: THE USE OF FACEBOOK AS A DIGITAL CAMPAIGN TOOL ON THE RUN FOR THE BRAZILIAN CHAMBER OF DEPUTIES IN 2014

Título
[pt] ELEIÇÕES E MÍDIAS SOCIAIS: O USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE CAMPANHA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS EM 2014

Autor
[pt] FELIPE MURTA PINHEIRO

Vocabulário
[pt] INTERNET

Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA DIGITAL

Vocabulário
[pt] ELEICAO

Vocabulário
[en] INTERNET

Vocabulário
[en] DIGITAL DEMOCRACY

Vocabulário
[en] ELECTION

Resumo
[pt] Esta é uma pesquisa inserida no campo da Internet e Democracia que propõe analisar os impactos da comunicação política nas redes sociais durante campanhas eleitorais no Brasil ao lançar um olhar empírico e conceitual sobre a forma como políticos em campanha utilizam o Facebook, o impacto viral de suas publicações e o uso da comunicação política digital como instrumento de campanha nas eleições de 2014. Para tal, é objeto específico deste trabalho observar o conteúdo publicado nas fanpages de oito candidatos à reeleição como deputado federal pelo Rio de Janeiro nas últimas eleições durante os 33 últimos dias de propaganda eleitoral na web, de 1 de setembro a 3 de outubro de 2014. Com base em métodos qualitativos e quantitativos aplicados sobre as 840 publicações coletadas nos 8 perfis, ficou claro observar que: a) não há relação entre a incidência de postagens e número de ações de interação; b) há relações significativas entre os temas plataforma de campanha e registro de atividades com o número de compartilhamentos e comentários; c) no ambiente eleitoral contemporâneo, um candidato com muitos votos tende a ser, também, eficiente nas mídias sociais.

Resumo
[en] This is a research in the field of Internet and Democracy which aims to analyze the impact of political communication in social media during election campaigns in Brazil launching a conceptual and empirical view about how politicians in campaign are using Facebook, the viral impact of their content and the digital political communication as a campaign tool in 2014 elections Therefore, the object of this research intend to observe all the publishers at eight candidates for re-election as a federal deputy for Rio de Janeiro fanpages on Facebook at 33 days. Based on qualitative and quantitative methods applied on 840 publications, collected in 8 different profiles, it s easy to observer that: a) there s no relationship between the incidence of posts and the number of interactive activities; b) There is a relation between campaign platform and activity log posts and the possibility of shares and comments c) in a contemporary electoral environment, a candidate may tend to be more efficient on the web, especially on social media to be successful in terms of votes.

Orientador(es)
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO

Banca
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO

Banca
FERNANDO DE ALMEIDA SA

Banca
CAMILO DE OLIVEIRA AGGIO

Catalogação
2016-11-03

Apresentação
2016-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27866@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27866@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27866


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF