Título
[pt] OS CARACTERES POÉTICOS DE GIAMBATTISTA VICO: FILOSOFIA E FILOLOGIA NA CIÊNCIA NOVA (1725, 1730 E 1744)
Título
[en] THE POETIC CHARACTERS OF GIAMBATTISTA VICO: PHILOSOPHY AND PHILOLOGY IN THE NEW SCIENCE (1725, 1730 E 1744)
Autor
[pt] RENATA SAMMER
Vocabulário
[pt] METAFORA
Vocabulário
[pt] GIAMBATTISTA VICO
Vocabulário
[pt] SIGNOS
Vocabulário
[pt] FICCAO
Vocabulário
[pt] POESIA
Vocabulário
[en] METAPHOR
Vocabulário
[en] SIGNS
Vocabulário
[en] FICTION
Vocabulário
[en] POETRY
Resumo
[pt] Fruto dos esforços de toda uma vida literária , a teoria dos caracteres
poéticos de Vico, chave-mestra da Ciência nova, é uma teoria da metáfora
original, que se posiciona criticamente diante do método veiculado pela filosofia
cartesiana. Todavia, a Ciência viquiana não se insere no domínio rejeitado por
Descartes das ciências humanas ou das ciências da cultura. De fato, embora a
tenha adjetivado nova, Vico a via como parte da tradição das ciências dos
seiscentos, por incorporar a disposição axiomática spinoziana e a observação
cuidadosa baconiana, transferida do mundo natural ao mundo civil. A metáfora
originária de Jove, por estabelecer a centralidade do tropo na filosofia viquiana,
permite rever a suposta teoria da história presente em germe na Ciência de Vico,
e, desse modo, reabilitar as três idades (dos deuses, dos heróis, dos homens), que
conduzem da poesia à prosa, como ferramentas interpretativas em atuação sempre
simultânea. É, de fato, a dimensão originária e inventiva, da metáfora de Jove
– e dos caracteres poéticos em geral – que conduz Vico ao exame dos signos, com
os quais estabelece um dicionário mental. Com esse dicionário, é possível
compreender a língua com a qual fala a história ideal eterna. Por isso o livro
dedicado à sabedoria poética é particularmente importante. São os caracteres
poéticos, compostos por indução de semelhanças, que fundamentam a topologia
histórica viquiana e, portanto, a sua ciência. Essa notável teoria da linguagem
responde de modo preciso aos principais desafios postos nos debates ao redor do
conceito de engenho, que animam as poetologias italianas e espanholas de
Góngora, Marino, Gracián, Peregrini, Tesauro e Pallavicino. No centro da
questão, encontramos a legitimação da invenção metafórica como modo de
conhecimento que sustenta a filosofia tópica que Vico busca fundar pela filologia.
Por fim, veremos como, estabelecidos os fundamentos da tópica viquiana, o
princípio que atribui ao feito estatuto semelhante à verdade (verum ipsum factum)
sugere uma teoria da ficção.
Resumo
[en] Fruit of the efforts of an entire literary life, Vico s theory of poetic
characters, master-key of the New Science, is an original theory of metaphor,
critically placed against Cartesian widespread methodology. Nevertheless, Vico s
science does not belong to the domain rejected by Descartes of the human
sciences or the cultural sciences. Actually, although Vico qualified his science
new, he saw his Science as part of the tradition of sciences of the seventeencentury,
as he incorporates the axiomatic disposition of Spinoza and the careful
observation of Bacon (that he transferred from the natural to the civil world). The
original metaphor of Jove, that establishes the centrality of the trope in Vico s
philosophy, allow us to review the so said theory of history present in germ in his
Science, and, in so doing, to restore the three ages (of the gods, heroes and men),
that take us from poetry to prose, as interpretative tools acting always
simultaneously. It is actually the originary and inventive qualities of Jove s
metaphor – and of the poetic characters in general – that guides Vico on the exam
of the signs, with which he establishes a mental dictionary. With this
dictionary it is possible to comprehend the language that speaks the ideal
eternal history. Therefore the book dedicated to the poetic wisdom is particularly
important. The poetic characters composed by induction of similarities, sustain
Vico s historical topology and Vico s science. This remarkable theory of language
answers with precision the main challenges found on the debates around the
concept of ingenuity, that animates the Italian and the Spanish poetologies of
Góngora, Marino, Gracián, Peregrini, Tesauro and Pallavicino. At the center of
the question, we find the legitimation of the metaphorical invention as a mode of
knowledge that sustains Vico s topical philosophy by philology. Finally, we ll see
that, once established the bases of Vico s topic, the principle that attributes to
human deeds its own truth (verum ipsum factum) suggests a theory of fiction.
Orientador(es)
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
Banca
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO
Banca
PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS
Banca
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES
Banca
SERGIO ALCIDES PEREIRA DO AMARAL
Banca
NABIL ARAUJO DE SOUZA
Catalogação
2016-10-27
Apresentação
2016-04-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27797@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27797@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27797
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF