Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN

Título
[pt] EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EM AÇÃO SOB O OLHAR DO DESIGN

Autor
[pt] KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Vocabulário
[pt] DESIGN EDUCACAO

Vocabulário
[pt] MATERIAIS DIDATICOS

Vocabulário
[pt] DESIGN EM PARCERIA

Vocabulário
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Vocabulário
[en] DIDACTIC MATERIALS

Vocabulário
[en] DESIGN IN PARTNERSHIP

Resumo
[pt] Documentação do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Design Educação — LIDE, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Ciência e o UNICEF, ambos da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tal projeto se refere à elaboração de conteúdo curricular concernente à Educação Infantil para a rede pública de ensino do país, o oferecimento de curso de reciclagem para educadores e auxiliares dessa faixa etária, o projeto de materiais didáticos e a ressignificação de espaços físicos dos Jardins de Infância. O projeto foi pautado em um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação e ilustra as diversas formas com que a atividade do Design pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, potencializando a construção de conhecimento por meio da configuração de artefatos, ambientes e sistemas educacionais. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia do Design em Parceria, visando à validação pelos futuros usuários de todos os elementos que compõem o currículo.

Resumo
[en] Research project documentation developed by the Design Education Interdisciplinary Lab – LIDE, the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, in partnership with the Ministry of Education, Culture and Science and UNICEF the Democratic Republic of São Tomé and Príncipe. This project involves the development of curricular content regarding the early childhood education for the country s public school system, offering refresher course for educators and assistants in this age group, the teaching materials design and redefinition of physical spaces of Gardens Childhood. It was guided by an interdisciplinary dialogue between Design and Education and illustrates the various ways in which the activity of Design can participate in the teaching-learning processes, enhancing the construction of knowledge through artifacts configuration, environment and educational systems. To develop the project, we used the methodology of Design in Partnership, seeking validation by future users of all the elements that make up the curriculum.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
ROMULO MIYAZAWA MATTEONI

Banca
STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Catalogação
2016-10-18

Apresentação
2016-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27683


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF