Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O CINEMA ARQUEOLÓGICO DE PATRICIO GUZMÁN

Título
[en] THE ARCHEOLOGICAL CINEMA OF PATRICIO GUZMÁN

Autor
[pt] TIAGO LOPES RIOS

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[pt] MEMORIA OBSTINADA

Vocabulário
[pt] NOSTALGIA DA LUZ

Vocabulário
[pt] CINEMA LATINOAMERICANO

Vocabulário
[pt] PATRICIO GUZMAN

Vocabulário
[pt] CHILE

Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO

Vocabulário
[en] MEMORY

Vocabulário
[en] OBSTINATE MEMORY

Vocabulário
[en] NOSTALGIA FOR THE LIGHT

Vocabulário
[en] LATIN AMERICAN CINEMA

Vocabulário
[en] PATRICIO GUZMAN

Vocabulário
[en] CHILE

Vocabulário
[en] DOCUMENTARY

Resumo
[pt] A partir do olhar sobre dois filmes de Patricio Guzmán realizados no Chile após o fim da ditadura de Pinochet (1973-1990) - Chile, memória obstinada (1997) e Nostalgia da Luz (2010) -, discute-se como ele desenvolve uma narrativa mais pessoal – sua guinada subjetiva e reflexiva sobre a história -, considerando, com particular atenção, a memória de seu país. Seus filmes expõem - o gesto arqueológico - não somente narrativas como que soterradas na memória dos entrevistados, que foram omitidas para as novas gerações, mas também a construção de atos corporais de memória e objetos comemorativos. Murais antigos e coloridos são descobertos por trás de grossas camadas de tinta monocrômica, da mesma forma que vestígios humanos e ruínas na árida paisagem do deserto de Atacama, deixando reemergir experiências e versões dos sofrimentos de vidas que, embora tendo ficado no passado, ainda estão fortemente presentes. Ao descrever e discutir detalhes de importantes sequências desses dois filmes, procura-se mostrar como eles obstinadamente resistem e, de forma meditativa, revertem o esquecimento e a ocultação que a história oficial tem sustentado.

Resumo
[en] Focusing mainly on two films by Patricio Guzmán, produced in Chile after the end of the Pinochet dictatorship (1973-1990) - Chile, obstinate memory (1997) and Nostalgia for the Light (2010), we comment on how he develops a personal and subjective narrative with a particular attention to the memory of his country s and people s past. His films bring out - and that is what we call the archeological gesture - not only narratives which are buried in the memories of the interviewees and had been kept untold (out of reach particularly of the new generation), but also objects like old vivid mural pictures covered up by a non-descriptive coat of paint, as well as remains and ruins of the arid landscape of the Atacama desert, letting reemerge experiences and versions of the past, though still strongly present, lives of suffering. It was mainly when we describe in detail and attentively comment on important sequences of these two films that we succeeded in showing how they obstinately resist and revert the forgetting and obliteration of the accommodating official story.

Orientador(es)
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT

Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA

Banca
ANA PAULA GOULART RIBEIRO

Catalogação
2016-10-07

Apresentação
2014-04-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27606@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27606@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27606


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF