Título
[pt] CRIPTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DAS ESCRITAS OCULTAS AO CÓDIGO RSA
Título
[en] ENCRYPTION IN BASIC EDUCATION: FROM THE HIDDEN CODE WRITTEN TO RSA
Autor
[pt] IGOR NASCIMENTO DA SILVA
Vocabulário
[pt] ARITMETICA MODULAR
Vocabulário
[pt] RSA
Vocabulário
[pt] CRIPTOGRAFIA NA EDUCACAO BASICA
Vocabulário
[en] MODULAR ARITHMETIC
Vocabulário
[en] RSA
Vocabulário
[en] ENCRYPTION IN BASIC EDUCATION
Resumo
[pt] Essa dissertação se propõe a introduzir nas aulas de matemática da escola
básica um tema que traga significado e interesse ao alunado e que, a partir dele,
seja possível desenvolver conteúdos novos e clássicos da disciplina, pertinentes
a esse nível de escolaridade. O tema escolhido foi a criptografia que possibilitou
o desenvolvimento de uma abordagem histórica da sua evolução até o código
RSA, a promoção de discussões sobre a relevância atual do assunto até os nossos
dias e o trabalho com conteúdos importantes da matemática. Com o intuito de
aprimorar e avaliar a proposta, uma pequena aplicação numa escola pública foi
feita, através de uma oficina, com resultados bastante satisfatórios. Pretende-se
que este trabalho seja mais uma fonte para auxiliar diversos professores na
construção de novas propostas pedagógicas adaptadas à realidade de cada sala de
aula com olhar motivador, significativo e contemporâneo.
Resumo
[en] This dissertation proposes to introduce in the math class of the elementary
school a theme that brings meaning and interest to the students and, from it, it is
possible to develop new and classic content, relevant discipline at this level of
education. The theme chosen was the encryption that made possible the
development of a historical approach of its development until the RSA code, the
promotion of discussions on the current relevance of the subject until our days
and working with important content of mathematics. In order to improve and
evaluate the proposal, a small application in a public school was made, through a
workshop, with results quite satisfactory. It is intended that this work is more a
source to assist several teachers in the construction of new pedagogical
proposals adapted to the reality of each classroom with motivating, meaningful
and contemporary look.
Orientador(es)
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
SINESIO PESCO
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
PATRÍCIA ERTHAL DE MORAES
Catalogação
2016-10-06
Apresentação
2016-06-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27587@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27587@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27587
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF