Título
[pt] ARTES DE FAZER COM OS SONS: UMA ESCUTA PSICANALÍTICA DA PRÁTICA ORQUESTRAL
Título
[en] THE ART OF DOING SOUNDS: A PSYCHOANALYTIC LISTENING OF THE ORCHESTRAL PRACTICE
Autor
[pt] SABIRA DE ALENCAR CZERMAK
Vocabulário
[pt] CULTURA
Vocabulário
[pt] SOFRIMENTO SOCIAL
Vocabulário
[pt] REGRESSAO TALASSICA
Vocabulário
[pt] EL SISTEMA
Vocabulário
[pt] ORQUESTRA
Vocabulário
[pt] CRIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] FAVELA
Vocabulário
[pt] TATICA
Vocabulário
[en] CULTURE
Vocabulário
[en] SOCIAL SUFFERING
Vocabulário
[en] THALASSIC REGRESSION
Vocabulário
[en] EL SISTEMA
Vocabulário
[en] ORCHESTRA
Vocabulário
[en] CREATIVITY
Vocabulário
[en] SLUM
Vocabulário
[en] TACTICS
Resumo
[pt] Este trabalho consiste em um estudo da experiência musical em grupo e as repercussões sobre a dinâmica psíquica, bem como a capacidade de transformar o sofrimento decorrente de injustiças sociais. O estudo toma por base a assistência psicológica no projeto Ação Social pela Música do Brasil – núcleo Dona Marta, uma orquestra de cordas destinada a crianças e adolescentes de cinco favelas diferentes da zona sul do Rio de Janeiro. Tal projeto é vinculado ao Sistema Nacional de Orquestras Infanto-Juvenis do Estado da Venezuela, El Sistema venezuelano, cuja metodologia de ensino vem sendo reconhecida internacionalmente por suas ações integrativas em grupos considerados mais vulneráveis do ponto de vista social. Assim, este trabalho procura fazer dialogar alguns temas do campo da psicanálise, da musicologia e da sociologia, com especial ênfase para uma articulação possível entre o conceito de regressão talássica de Sàndor Ferenczi, de criatividade e fenômenos transicionais teorizados por Donald Winnicott, e as noções de tática, profanação, cooperação e comum, propostas respectivamente por Michel de Certeau, Giorgio Agamben, Richard Sennett e François Jullien. O espaço sonoro-sensorial ganha, nessa articulação, um entrelaçamento com o espaço potencial da cultura, e a música, em sua dimensão comum, passa a ser compreendida como recurso subjetivo e político, como astúcia ou ainda como uma arte de fazer diante do sofrimento social.
Resumo
[en] This work is a study of the collective musical experience and its repercussions on the dynamics of the psyche as well as their ability to transform the suffering due to social injustice. The study is based on psychological assistance in the project Ação Social pela Música do Brasil - núcleo Dona Marta, a orchestra for children and teenagers from five different slums in the southern zone of Rio de Janeiro city. This project is associated to the National System of Children and Youth Orchestras of the State of Venezuela, El Sistema, whose teaching methodology has been internationally recognized for its integrative actions in groups considered most vulnerable socially. This work seeks to engage some subjects of psychoanalysis, musicology and sociology domains, with a focus on a possible link between the concept of Thalassic regression of Sàndor Ferenczi, creativity and transitional phenomena theorized by Donald Winnicott, and notions like tactics, profanation, cooperation and common, as proposed respectively by Michel de Certeau, Giorgio Agamben, Richard Sennett and François Jullien. In this articulation, the sound-sensory space receives an approximation with the potential space of culture and the music, in their common dimension, is understood as subjective and political resource, as astuteness or as arts of doing against suffering social.
Orientador(es)
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
Banca
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
Banca
ANDREA SEIXAS MAGALHAES
Banca
BENILTON CARLOS BEZERRA JUNIOR
Banca
MARIA ISABEL MENDES DE ALMEIDA
Banca
JOAO CAMILLO BARROS DE OLIVEIRA PENNA
Banca
JOSAIDA DE OLIVEIRA GONDAR
Catalogação
2016-10-05
Apresentação
2016-03-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27583@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27583@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27583
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF