Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ENSINO DE EVOLUÇÃO E RELIGIOSIDADE: O CASO DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO

Título
[en] THE TEACHING OF EVOLUTION AND RELIGIOUSNESS: THE CASE OF TWO STATE SCHOOLS IN RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA

Vocabulário
[pt] EVOLUCAO

Vocabulário
[pt] PENTECOSTAIS

Vocabulário
[pt] CRIACIONISMO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE CIENCIAS

Vocabulário
[pt] ENSINO DE BIOLOGIA

Vocabulário
[pt] RELIGIOSIDADE

Vocabulário
[en] EVOLUTION

Vocabulário
[en] PENTECOSTALS

Vocabulário
[en] CREATIONISM

Vocabulário
[en] SCIENCE TEACHING

Vocabulário
[en] BIOLOGY TEACHING

Vocabulário
[en] RELIGIOUSNESS

Resumo
[pt] A teoria evolutiva é considerada um dos eixos organizadores da biologia. No entanto, seu ensino enfrenta diversas dificuldades em vários países. No Brasil, a resistência à teoria evolutiva é mais comum entre os evangélicos pentecostais e neopentecostais, grupos religiosos que passaram por intenso crescimento ao longo das últimas décadas. Nesta pesquisa, investigamos o ensino de evolução em duas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Realizamos observações ao longo de nove meses, em turmas de primeiro ano do ensino médio, entrevistas com professores e estudantes e aplicamos um questionário aos últimos. Os resultados indicam grande complexidade e diversidade em relação às concepções de criacionismo e evolução por parte dos professores e estudantes, mesmo dentre os evangélicos pentecostais e neopentecostais. Poucos conflitos foram observados em sala de aula, porém eles foram expressos nas entrevistas e nos questionários. Os dados quantitativos indicam que os estudantes evangélicos tendem a aceitar mais a narrativa bíblica para a origem dos seres vivos e possuir maiores índices de religiosidade do que os demais grupos religiosos. Concluímos que mais pesquisas sobre as discussões sobre essa temática nas aulas de biologia são fundamentais para que estratégias didáticas que visem o entendimento da teoria evolutiva sejam desenvolvidas.

Resumo
[en] The evolutionary theory is considered one of main axes of biology. However, its teaching faces many difficulties in several countries. In Brazil, the resistance to evolutionary theory is more common among Pentecostal and neo-Pentecostal, religious groups that have strongly grown over the past decades. In this study, we investigated the teaching of evolution in two schools in the state of Rio de Janeiro. We performed observations over nine months in classes of the first year of high school, interviews with teachers and students and applied a questionnaire to latter. The results indicate great complexity and diversity in relation to the concepts of creationism and evolution among teachers and students, even among the Pentecostal and neo-Pentecostal. Few conflicts were observed in the classroom, but they were expressed in the interviews and questionnaires. Quantitative data indicate that Pentecostal and Neo-Pentecostal students tend to accept more the biblical account of the origin of living beings and have greater religiosity rates than other religious groups. We conclude that more research on this topic in biology classes are essential to develop teaching strategies aimed at understanding the evolutionary theory.

Orientador(es)
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA

Coorientador(es)
RALPH LEVINSON

Banca
CYNTHIA PAES DE CARVALHO

Banca
SANDRA LUCIA ESCOVEDO SELLES

Banca
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA

Banca
LUIS FERNANDO MARQUES DORVILLE

Banca
RALPH LEVINSON

Banca
ALBERTO JOSÉ DA COSTA TORNAGHI

Catalogação
2016-09-23

Apresentação
2016-03-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27465@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27465@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27465


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF