Título
[pt] PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PARA O CURSO DE ENGENHARIA DO PETRÓLEO DA PUC-RIO
Autor
[pt] THOMAS ADAMS
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] TRANSDISCIPLINARIEDADE
Vocabulário
[pt] CURSO ENGENHARIA DO PETROLEO
Vocabulário
[pt] ECONOMIA DO CONHECIMENTO
Vocabulário
[pt] CULTURA PARTICIPATIVA
Vocabulário
[pt] CULTURA DIGITAL
Resumo
[pt] O advento da cultura digital proporcionou a possibilidade e necessidade de efetuar uma série de transformações, tanto na produção do conhecimento quanto na sua transmissão, em particular nas universidades. Distintos autores, como GIBBONS, GUILES, DELORS e JOHNSON tratam desta questão e enfatizam termos como transdisciplinaridade e cultura participativa. Tradicionalmente, em sua grande maioria os cursos das universidades estão fundamentados em disciplinas, que são ministradas de uma forma individualizada, dificultando que o aluno tenha uma visão mais integrada das distintas matérias. Nesse trabalho é proposta a criação de uma nova disciplina no curso de Engenharia do Petróleo da PUC-RIO, que teria o nome provisório Projeto integrado multidisciplinar de desenvolvimento de um campo de petróleo. Este projeto integraria distintas disciplinas que constam da grade do curso da Engenharia do Petróleo. No projeto piloto as disciplinas contempladas seriam Geofísica, Fundamentos de Perfilagem, Avaliação de Formação, Engenharia de Reservatório e Produção e seriam realizados pelos alunos distribuídos em grupos. Estas distintas áreas de conhecimento seriam ministradas na sequencia tradicional do desenvolvimento de um campo de petróleo e coordenadas pelos professores de cada disciplina. Desta forma pretende-se fornecer aos alunos os conceitos de transdisciplinaridade e cultura participativa, bem como uma visão mais integrada da disciplina.
Orientador(es)
ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA
Catalogação
2016-09-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27457@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27457
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF